NAU

Você está aqui: Página Inicial / Professor do IVL ministra palestra sobre criação da ópera 'Stefan and Lotte in Paradise'

por Comunicacao UNIRIO publicado 23/03/2015 14h20, última modificação 27/03/2015 09h29

Nesta quarta-feira, dia 25, o professor do Instituto Villa-Lobos (IVL) Marcos Vieira Lucas ministra palestra sobre a criação da ópera Stefan and Lotte in Paradise, composta por ele em parceria com o professor da Universidade de Salford (Inglaterra) Alan Williams. Com uma hora de duração, o espetáculo será exibido em vídeo após a palestra. O evento acontece às 14h, na Sala de Audiovisual da Escola de Teatro (4º andar).

Stefan and Lotte in Paradise é uma ópera em um ato e sete cenas sobre os últimos meses de vida do escritor austríaco Stefan Zweig (1881-1942) com sua esposa, Lotte (Charlotte Altmann), na cidade de Petrópolis. Os dois refugiaram-se no Brasil em 1941 depois de passarem pela Inglaterra, após a anexação da Áustria pelos nazistas.

Na cidade serrana, Zweig terminou sua autobiografia, The World of Yesterday, (traduzida para O Mundo de Ontem) e sua novela Uma partida de Xadrez. Apesar de feliz pela acolhida no Brasil, país que aprendeu a amar, Zweig não aguentou a pressão psicológica de ver seus livros queimados pelos nazistas e sua Europa devastada pela guerra, e cometeu suicídio com sua mulher em fevereiro de 1942.

A ópera estreou em setembro de 2012 na Inglaterra, interpretada por Richard Huw Williams (barítono -Stefan Zweig), Zoe Milton-Brown (soprano -Lotte Zweig) e Richard Strivens (barítono -Ernst Feder, jornalista berlinense e amigo íntimo do casal), além de Psappha Ensemble, sob regência de Gavin Waytte. Assista a um videoclipe do espetáculo.

A Escola de Teatro se localiza na Av. Pasteur, 436, Urca.