Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

NAU

Você está aqui: Página Inicial / Professor do IVL ministra palestra sobre criação da ópera 'Stefan and Lotte in Paradise'

Professor do IVL ministra palestra sobre criação da ópera 'Stefan and Lotte in Paradise'

por Comunicacao UNIRIO publicado 23/03/2015 14h20, última modificação 27/03/2015 09h29

Nesta quarta-feira, dia 25, o professor do Instituto Villa-Lobos (IVL) Marcos Vieira Lucas ministra palestra sobre a criação da ópera Stefan and Lotte in Paradise, composta por ele em parceria com o professor da Universidade de Salford (Inglaterra) Alan Williams. Com uma hora de duração, o espetáculo será exibido em vídeo após a palestra. O evento acontece às 14h, na Sala de Audiovisual da Escola de Teatro (4º andar).

Stefan and Lotte in Paradise é uma ópera em um ato e sete cenas sobre os últimos meses de vida do escritor austríaco Stefan Zweig (1881-1942) com sua esposa, Lotte (Charlotte Altmann), na cidade de Petrópolis. Os dois refugiaram-se no Brasil em 1941 depois de passarem pela Inglaterra, após a anexação da Áustria pelos nazistas.

Na cidade serrana, Zweig terminou sua autobiografia, The World of Yesterday, (traduzida para O Mundo de Ontem) e sua novela Uma partida de Xadrez. Apesar de feliz pela acolhida no Brasil, país que aprendeu a amar, Zweig não aguentou a pressão psicológica de ver seus livros queimados pelos nazistas e sua Europa devastada pela guerra, e cometeu suicídio com sua mulher em fevereiro de 1942.

A ópera estreou em setembro de 2012 na Inglaterra, interpretada por Richard Huw Williams (barítono -Stefan Zweig), Zoe Milton-Brown (soprano -Lotte Zweig) e Richard Strivens (barítono -Ernst Feder, jornalista berlinense e amigo íntimo do casal), além de Psappha Ensemble, sob regência de Gavin Waytte. Assista a um videoclipe do espetáculo.

A Escola de Teatro se localiza na Av. Pasteur, 436, Urca. 


Acesso a Informação Capes CNPQ