código do Google analytics Professor do IVL ganha Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música 2012 — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Professor do IVL ganha Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música 2012

Professor do IVL ganha Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música 2012

por comunicacao — publicado 04/10/2012 00h00, última modificação 14/07/2015 12h18

A tese de doutorado do professor do Instituto Villa-Lobos (IVL/UNIRIO) Pedro Aragão, intitulada "O Baú do Animal: Alexandre Gonçalves Pinto e 'O Choro'", foi contemplada com o Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música 2012, cujo resultado saiu no dia 2 de outubro. O trabalho, em conjunto com outros nove premiados, será publicado sob a chancela da Funarte.

Defendida no Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM) da UNIRIO, a tese tem como tema o livro "O Choro – reminiscências dos chorões antigos", lançado em 1936 por um velho carteiro aposentado de nome Alexandre Gonçalves Pinto, que também era violonista e tocador de cavaquinho. O livro se insere entre os primeiros discursos sobre a música brasileira no início do século XX e apresenta cerca de 300 perfis de músicos populares da época, constituindo-se como um dos primeiro relatos etnográficos de uma música popular urbana.

"Meu trabalho procura salientar a importância do livro como uma memória subterrânea e subalterna de instrumentistas populares que elegeram a polca como representante da nacionalidade em detrimento do samba, que então surgia como símbolo da música brasileira. A análise abrange ainda aspectos musicológicos apresentados pelo livro, tais como ensino, aprendizado e transmissão das práticas musicais descritas, com destaque para o papel dos acervos manuscritos de choro do século XIX e primeiras décadas do século XX", explica Aragão.

Bacharel em Regência (2002) e mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), Pedro Aragão é doutor em Musicologia pela UNIRIO, de onde é professor adjunto. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Prática de Conjunto atuando principalmente nos seguintes temas: choro, acervos de música, etnomusicologia e samba.

Sobre o Prêmio Funarte

A cada ano, a Fundação Nacional das Artes (Funarte) reconhece, no âmbito do Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música, dez trabalhos de pesquisa inéditos, que abordem aspectos relativos à música, nos gêneros erudito e/ou popular. O objetivo é fomentar, em âmbito nacional, a reflexão, a produção e a difusão de conhecimentos sobre a música.

Mais informações podem ser obtidas no endereço: www.funarte.gov.br/edital/premio-funarte-de-producao-critica-em-musica-2012.

registrado em: IVL