Professor da UNIRIO ministra palestra sobre samba e carnaval
Samba Global: rede internacional de samba e carnaval. Esse é o tema da palestra que o professor da Escola de Arquivologia e criador do Portal do Carnaval, Jair Miranda, ministra nesta quarta-feira, dia 5. O evento acontece às 15h, no Laboratório de Humanidades Digitais da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A entrada é gratuita, mas é necessário se inscrever pelo site http://cpdoc.fgv.br/noticias/eventos/05042017.
Miranda apresentará os resultados de sua pesquisa de doutorado, na qual estudou a globalização do samba, a partir de métodos de análise de redes sociais. O professor defendeu a tese de que os agentes do mundo do samba e do carnaval da cidade do Rio de Janeiro estabelecem pouca conexão com os muitos sambistas estrangeiros espalhados pelo mundo.
Para ele, o mundo do samba desconhece o samba no mundo e não percebe a importância que tem, junto com o carnaval, como agregador de valor à marca que o Brasil projeta para o exterior. Dessa forma, entre outros fatores, perde oportunidade de negócios e suas instituições não reivindicam uma política pública de intercâmbio cultural para o segmento. Essa é uma das conclusões da tese de doutorado que o autor lança, também, no formato inédito de web-tese colaborativa.
Na web-tese, Miranda deixa espaço aberto à colaboração pública. Ou seja, qualquer pessoa que visite o site www.sambaglobal.net/webtese poderá contribuir com opiniões sobre os temas abordados, tais como a eterna polêmica sobre o que é e qual a origem do samba, e embate entre a tradição e a inovação, além de sua apropriação e reprodução cultural mundo afora.
O Laboratório de Humanidades Digitais se localiza na Casa Acervo CPDOC (Rua Jornalista Orlando Dantas, 60, Botafogo).