código do Google analytics Professor da UNIRIO lança livro sobre rinite alérgica — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Professor da UNIRIO lança livro sobre rinite alérgica

Professor da UNIRIO lança livro sobre rinite alérgica

por comunicacao — publicado 19/03/2014 16h30, última modificação 25/03/2014 11h48
‘Doutor, eu tenho... rinite alérgica’, de Fernando Samuel Sion, será lançado para a comunidade médica durante reunião científica inaugural da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia, no próximo sábado, 22 de março, no Rio de Janeiro

O que é rinite alérgica? Quais são os tipos, causas, sintomas, complicações e tratamentos dessa doença, que atinge de 15% a 20% da população? Para esclarecer estes e outros aspectos, o professor de Clínica Médica da UNIRIO, Fernando Samuel Sion, lança no próximo dia 22 de março o livro Doutor, eu tenho... rinite alérgica, editado pelo Grupo Editorial Nacional.

Por meio de perguntas e respostas objetivas, a publicação visa fornecer informações sobre a rinite alérgica para o público leigo, especialmente para orientação de pacientes e de seus familiares.

“Trata-se de uma doença que tem tratamento focado principalmente na adequação do paciente ao meio ambiente em que vive, no controle dos sintomas com os medicamentos atualmente disponíveis e na melhora da qualidade de vida”, explica Sion.

O médico observa que leigos e profissionais malpreparados não consideram a rinite alérgica como uma doença, e sim como um exagero por parte dos pacientes, o que dificulta o tratamento.

Chefe do Laboratório de Pesquisa em Imunologia, Alergia e Aids do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), Fernando Sion é professor do curso de Medicina, da pós-graduação em Alergia e Imunologia Clínica e do Mestrado Profissional em HIV e Hepatites Virais da UNIRIO.

O lançamento, para a comunidade médica, acontecerá durante a reunião científica inaugural da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia – regional Rio de Janeiro (ASBAI-RJ), no Hotel Windsor Flórida, no bairro do Flamengo.