código do Google analytics Professor benemérito da UNIRIO é nomeado para Academia Portuguesa de História — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Imprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Você está aqui: Página Inicial / Professor benemérito da UNIRIO é nomeado para Academia Portuguesa de História

Professor benemérito da UNIRIO é nomeado para Academia Portuguesa de História

por comunicacao — publicado 20/09/2018 15h35, última modificação 20/09/2018 18h00
João Eurípedes Franklin Leal é especialista em paleografia medieval e moderna

O professor benemérito da UNIRIO João Eurípedes Franklin Leal, do Departamento de Arquivologia da UNIRIO, foi nomeado para a Academia Portuguesa da História, sediada em Lisboa – e, por extensão, assumirá também a Academia das Ciências de Lisboa. A cerimônia de posse será realizada no dia 18 de outubro.

“Foi uma surpresa”, revela o docente, que atribui a nomeação a suas atividades de ensino e pesquisa em história. Especialista em paleografia (estudo de escritas antigas) medieval e moderna, Leal é autor de diversos livros, entre eles, Glossário de Paleografia e Noções de Paleografia e Diplomática

No dia da posse, ele fará apresentação sobre “paleografia de resultados”, campo de conhecimento que consiste em utilizar técnicas de paleografia com o objetivo de trazer um retorno para a sociedade. O pesquisador foi responsável pela identificação da Rota Imperial, também conhecida como Estrada São Pedro de Alcântara, que liga Ouro Preto (MG) a Vitória (ES). "Hoje, trata-se de uma rota turística", destaca.

A Academia é um órgão oficial do governo português, correspondente ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro – do qual o professor também é sócio-honorário. A instituição tem quarenta membros portugueses e dez estrangeiros. A sede fica em Lisboa e o presidente é sempre o presidente da República Portuguesa.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio