Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Em foco novembro

Você está aqui: Página Inicial / Primeiro Seminário de Pensamento Brasileiro da UNIRIO acontece na próxima quarta-feira, dia 23

Primeiro Seminário de Pensamento Brasileiro da UNIRIO acontece na próxima quarta-feira, dia 23

por Comunicacao UNIRIO publicado 17/11/2016 12h05, última modificação 17/11/2016 12h05

O I Seminário de Pensamento Social Brasileiro da UNIRIO acontece na próxima quarta-feira, dia 23. O evento é promovido pela Faculdade de Ciências Sociais, em homenagem aos 80 anos do livro Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Hollanda. As atividades acontecem no campus da Avenida Pasteur, 458.

Às 10h, o sociólogo e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) Jessé Souza ministrará a palestra A tolice da inteligência brasileira e a radiografia do golpe, no anfiteatro do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI). Ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Jessé tem se destacado por sua aguda crítica às interpretações que atribuem os "males" do Brasil a uma suposta tradição cultural ibérica, segundo ele, "tolice" que fundamentaria as tentativas de golpe e de desmonte do Estado brasileiro, passadas e atuais.

Já às 14h, alunos da Faculdade de Ciências Sociais irão apresentar trabalhos sobre os pesquisadores Oliveira Vianna, Caio Prado Jr., Florestan Fernandes e Darcy Ribeiro. Em seguida, haverá debate.

Outras informações pelo e-mail TSocialePensBrasUnirio@gmail.com ou pelo telefone 2542-1274.

registrado em:

Acesso a Informação Capes CNPQ