código do Google analytics Primeira tese do PPGMUS será defendida nesta sexta-feira, no Mast — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Ícone de um jornal dobradoInformativo Em Foco

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Primeira tese do PPGMUS será defendida nesta sexta-feira, no Mast

Primeira tese do PPGMUS será defendida nesta sexta-feira, no Mast

por Comso publicado 20/03/2015 11h55, última modificação 23/03/2015 14h33

O processo de institucionalização do Museu do Instituto Benjamin Constant: presenças e ausências. Esse é o título da primeira tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPGMUS), que será defendida nesta sexta-feira, 20 de março, a partir das 13h30, no auditório do prédio anexo do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast).

Desenvolvido pela aluna Débora de Almeida Rodrigues, sob orientação dos professores Marcus Granato e Icléia Thiesen, o estudo se volta para o museu criado nas dependências do Instituto Benjamin Constant (IBC) – instituição fundada em 1854 para atender a demanda da educação de cegos no Brasil.

A partir de questionamentos sobre o papel do Museu, seu processo de institucionalização ao longo dos anos e o uso da tecnologia como meio de inclusão, a autora analisou documentos primários custodiados por arquivos públicos e depoimentos de membros da comunidade do IBC. Além do embasamento teórico, a tese apresenta um panorama acerca da questão da deficiência visual e discute sobre as tecnologias para uso de deficientes visuais nos museus.

Em relação à trajetória do Museu do IBC, a autora verificou coerência com museus similares e mudanças da legislação pertinente, “sem perda de sua singularidade como museu tradicional escolar e lugar de memória que reforça positivamente a identidade de indivíduos cegos”.

O Mast se localiza na Rua General Bruce, 586, São Cristóvão.