código do Google analytics Curso de Medicina recebe o Jornalista André Trigueiro — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Ícone de um jornal dobradoInformativo Em Foco

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Curso de Medicina recebe o Jornalista André Trigueiro

Curso de Medicina recebe o Jornalista André Trigueiro

por Comso publicado 07/09/2017 09h30, última modificação 13/09/2017 08h24

A prevenção ao suicídio foi o destaque da Aula Magna do curso de Medicina, ministrada pelo jornalista André Trigueiro, nessa última segunda-feira, 14 de agosto, no Auditório do Hospital Universitário Gafrée e Guinle (HUGG).

O jornalista iniciou o evento ressaltando alguns dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) para demostrar a gravidade desse problema de saúde pública, responsável por uma morte a cada 40 segundos no mundo. "Esse dado é alarmante. Corresponde a uma  média de 2200 casos de suicídio por dia", afirmou.

Com base ainda nos dados da OMS,  Trigueiro  explicou que 90% dos casos de suicídio poderiam ser evitados. “É importante  falar sobre o suicídio, para que esse tabu seja quebrado. É pela informação que podemos preveni-lo”, enfatizou. “Profissionais de saúde e familiares precisam estar atentos aos sintomas. Na maioria dos casos, a origem vem de uma depressão ou da facilidade do acesso a drogas lícitas e/ou ilícitas”, alertou.

Segundo Trigueiro, é importante que haja cautela e muito embasamento para falar sobre o tema. “A OMS recomenda  que a mídia não dê  destaque às qualidades dos suicidas e que o  método empregado pelo mesmo nunca  seja mencionado, para que outros casos não venham a ser concretizados”, destacou.

Ao finalizar, o jornalista citou o sociólogo Durkheim, que dizia que o homem é  produto do próprio meio, para explicar o quanto os problemas do dia a dia podem afetar a mente das pessoas.  “Impossível não se estressar nos dias de hoje. Precisamos aprender a lidar com isso. Como administrar tantas Redes Sociais? É importante deixar esse lado virtual um pouco de lado para que possamos viver melhor. Um amigo virtual jamais irá substituir um abraço real, um olhar atencioso. Acredito também que a crença em alguma espiritualidade, não estou falando em religião, seja importante para que as pessoas se fortaleçam; se não ajudar, com certeza, não atrapalha”, finalizou.

Trigueiro é Pós-graduado em Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde leciona a disciplina Geopolítica Ambiental. Também é professor de Jornalismo Ambiental da PUC-Rio, editor-chefe do programa televisivo Cidades e Soluções, escritor, palestrante e comentarista da rádio CBN.

Curso de Medicina recebe o jornalista André Trigueiro

Ao término, no Hall do HUGG, André Trigueiro autografou seu livro "Viver é a Melhor Opção". Toda a renda obtida com a venda dos exemplares é revertida para o CVV (Centro de Valorização da Vida).

O jornalista citou o evento em  uma Rede Social:

(Liliana Glanzmann Vallejo/Jornalista Comso UNIRIO)