Agenda de Eventos Unirio

Informativo UNIRIO Em Foco - outubro

Você está aqui: Página Inicial / Curso de Medicina recebe o Jornalista André Trigueiro

Curso de Medicina recebe o Jornalista André Trigueiro

por Comunicacao UNIRIO publicado 07/09/2017 09h30, última modificação 13/09/2017 08h24

A prevenção ao suicídio foi o destaque da Aula Magna do curso de Medicina, ministrada pelo jornalista André Trigueiro, nessa última segunda-feira, 14 de agosto, no Auditório do Hospital Universitário Gafrée e Guinle (HUGG).

O jornalista iniciou o evento ressaltando alguns dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) para demostrar a gravidade desse problema de saúde pública, responsável por uma morte a cada 40 segundos no mundo. "Esse dado é alarmante. Corresponde a uma  média de 2200 casos de suicídio por dia", afirmou.

Com base ainda nos dados da OMS,  Trigueiro  explicou que 90% dos casos de suicídio poderiam ser evitados. “É importante  falar sobre o suicídio, para que esse tabu seja quebrado. É pela informação que podemos preveni-lo”, enfatizou. “Profissionais de saúde e familiares precisam estar atentos aos sintomas. Na maioria dos casos, a origem vem de uma depressão ou da facilidade do acesso a drogas lícitas e/ou ilícitas”, alertou.

Segundo Trigueiro, é importante que haja cautela e muito embasamento para falar sobre o tema. “A OMS recomenda  que a mídia não dê  destaque às qualidades dos suicidas e que o  método empregado pelo mesmo nunca  seja mencionado, para que outros casos não venham a ser concretizados”, destacou.

Ao finalizar, o jornalista citou o sociólogo Durkheim, que dizia que o homem é  produto do próprio meio, para explicar o quanto os problemas do dia a dia podem afetar a mente das pessoas.  “Impossível não se estressar nos dias de hoje. Precisamos aprender a lidar com isso. Como administrar tantas Redes Sociais? É importante deixar esse lado virtual um pouco de lado para que possamos viver melhor. Um amigo virtual jamais irá substituir um abraço real, um olhar atencioso. Acredito também que a crença em alguma espiritualidade, não estou falando em religião, seja importante para que as pessoas se fortaleçam; se não ajudar, com certeza, não atrapalha”, finalizou.

Trigueiro é Pós-graduado em Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde leciona a disciplina Geopolítica Ambiental. Também é professor de Jornalismo Ambiental da PUC-Rio, editor-chefe do programa televisivo Cidades e Soluções, escritor, palestrante e comentarista da rádio CBN.

Curso de Medicina recebe o jornalista André Trigueiro

Ao término, no Hall do HUGG, André Trigueiro autografou seu livro "Viver é a Melhor Opção". Toda a renda obtida com a venda dos exemplares é revertida para o CVV (Centro de Valorização da Vida).

O jornalista citou o evento em  uma Rede Social:

(Liliana Glanzmann Vallejo/Jornalista Comso UNIRIO)

Acesso a Informação Capes CNPQ Imagem Rede Unirio