Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

PPGAN

Você está aqui: Página Inicial / PPGAN inaugura três laboratórios e tem primeira defesa de dissertação

PPGAN inaugura três laboratórios e tem primeira defesa de dissertação

por Comunicacao UNIRIO publicado 14/08/2013 00h00, última modificação 14/08/2013 13h27

O Programa de Pós-graduação em Alimentos e Nutrição (PPGAN) da UNIRIO inaugura no dia 22 de agosto o Núcleo de Bioquímica Nutricional, formado por três laboratórios: Compostos Bioativos, Cultura de Células e Enzimas. Logo após a solenidade, marcada para as 15h30, será feita a primeira defesa de dissertação do Programa. 

O Núcleo visa desenvolver pesquisas sobre a capacidade funcional e nutricional dos alimentos. Dentro dele, será função do Laboratório de Compostos Bioativos aproveitar resíduos alimentares para gerar novos produtos alimentícios, produzir filmes e revestimentos biodegradáveis e identificar compostos bioativos. “Entre diversas atividades, será possível utilizar o espaço para estudar métodos de conservação de vegetais e ‘vida de prateleira’ [prazo de validade] dos alimentos”, adianta a professora responsável pelo Laboratório, Édira Gonçalves, coordenadora do PPGAN. 

O Laboratório de Enzimas, por sua vez, viabilizará a produção, extração e purificação de enzimas que originem compostos de interesse nutricional e biotecnológico. Já o Laboratório de Cultura de Células terá a capacidade de avaliar a ação funcional de compostos bioativos em tecidos e células, visando à prevenção e ao tratamento de doenças crônico-degenerativas. 

A estrutura do Núcleo foi financiada por recursos da UNIRIO, da Faperj, da Capes e do CNPq. Entre os equipamentos adquiridos, destaca-se um cromatógrafo de alto desempenho (HPLC, na sigla em inglês), utilizado para identificação e quantificação de compostos orgânicos, com capacidade para fazer análises de ponta.

O Núcleo de Bioquímica Nutricional funcionará no segundo andar da Escola de Nutrição (Avenida Pasteur, 296, Urca).


Defesa

Às 16h, a aluna Luana Sarpa Reis apresentará o trabalho “Influência do armazenamento na extração sequencial de micronutrientes e elementos-traço em farinha de resíduo de frutas e hortaliças”, primeira dissertação a ser defendida no PPGAN. “Estamos retribuindo, tanto em formação quanto em infraestrutura, o investimento feito pela Universidade no Programa”, comemora Édira. Aprovado pela Capes em março de 2011, o Programa teve sua aula inaugural no dia 27 de setembro do mesmo ano.


Acesso a Informação Capes CNPQ