código do Google analytics Podcast 'Ouvi Falar' estreia segunda temporada sobre alimentação e nutrição — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Podcast 'Ouvi Falar' estreia segunda temporada sobre alimentação e nutrição

Podcast 'Ouvi Falar' estreia segunda temporada sobre alimentação e nutrição

por daniela.oliveira — publicado 27/08/2020 11h08, última modificação 27/08/2020 11h08
Live nesta sexta-feira (28) terá a participação do professor Anderson Teodoro, diretor de Pesquisa da UNIRIO e curador da nova temporada

O podcast Ouvi Falar, produzido pela UNIRIO em parceria com a Empresa Municipal de Multimeios (MultiRio), estreia nesta sexta-feira (28) sua segunda temporada. Os seis novos episódios abordarão temas ligados à alimentação e nutrição, e têm como mote "Nutrição em fatos e afetos".

Para marcar a estreia, será realizada às 14h uma live com a participação do professor Anderson Teodoro, diretor de Pesquisa da UNIRIO e curador da segunda temporada, e da jornalista da MultiRio Patrícia Costa, responsável pelos roteiros dos programas.

A conversa será transmitida pelo canal da MultiRio no YouTube e pelo Twitter @UNIRIO_Oficial.

Fatos e afetos

Os episódios da nova temporada do Ouvi Falar abordarão temas como os sentidos da alimentação, o guia alimentar brasileiro, hábitos de consumo, alimentação do futuro, produção de alimentos e saúde alimentar na quarentena.

"A escolha dos temas teve a preocupação de abordar a nutrição em todos os seus aspectos. Tanto que a temática do podcast engloba a nutrição em fatos e afetos, abordando aspectos que tratam do passado e do presente, e também projetando o futuro da área de alimentos e nutrição", explicou Anderson Teodoro, curador desta segunda temporada.

Para Anderson, que é professor da Escola de Nutrição da UNIRIO, a experiência da curadoria foi bem diferente do dia a dia na instituição. "Ao mesmo tempo, é muito gratificante atender o objetivo e a missão da Universidade, que é produzir conhecimento e transmiti-lo para a sociedade", afirmou o docente.

A seu ver, o formato do podcast aproxima a Universidade do público em geral. "Uma das coisas que têm sido mais cobradas dos pesquisadores e da ciência é traduzir o conhecimento científico de uma maneira simples, rápida, objetiva e que se traduza em informações que as pessoas possam aplicar diretamente em suas vidas. A tecnologia é uma das ferramentas que permite essa aproximação, e ter essa experiência com o podcast, em parceria com a MultiRio, que tem expertise na área, coloca Unirio dentro desses anseios da sociedade", analisou.

Sobre o Ouvi Falar

O podcast é produzido pelo Núcleo de Imagem e Som (NIS), em parceria com a MultiRio, e busca abordar sobre assuntos da atualidade, sob a ótica do conhecimento acadêmico, com linguagem acessível e atraente para os diversos públicos.

O primeiro episódio da nova temporada, que será lançado nesta sexta-feira (28), falará sobre os sentidos da alimentação. As convidadas são as professoras da UNIRIO Mônica Valle de Carvalho e Cláudia Roberta Bocca Santos, e a nutricionista Camilla Estima. Participam também a pesquisadora Marcella Lopes Guimarães e a nutricionista Mariana Melo.

Os episódios do Ouvi Falar serão lançados sempre às sextas-feiras, até o dia 2 de outubro, e estarão disponíveis no site www.multirio.rj.gov.br e nas plataformas Spotify, Deezer e Google Podcast.

Live de estreia da segunda temporada do podcast Ouvi Falar