código do Google analytics Plantas medicinais e a valorização dos saberes é o tema do quarto encontro da série Cultura, Saúde e Humanidades — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Plantas medicinais e a valorização dos saberes é o tema do quarto encontro da série Cultura, Saúde e Humanidades

Plantas medicinais e a valorização dos saberes é o tema do quarto encontro da série Cultura, Saúde e Humanidades

por claudia.oliveira — publicado 04/11/2022 12h28, última modificação 21/12/2022 11h05
Evento on-line acontece no dia 8 de novembro (terça), às 16h

O Laboratório Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Antropologia da Saúde (Liepas), do Departamento de Saúde Coletiva da UNIRIO, com o apoio do Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS) e da Conexão e Inovação Pública no Rio de Janeiro, promove a série Encontros de Cultura, Saúde e Humanidades que, na sua quarta edição, na próxima terça-feira (8), tem como tema “Plantas Medicinais e a Importância da Integração dos Saberes”.

O projeto de extensão da UNIRIO reunirá pesquisadoras da coleção temática de plantas medicinais do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) para refletir sobre a biodiversidade, a ação das plantas no bem-estar e sua relação com a cultura brasileira. Participarão do encontro a pesquisadora em etnobotânica do JBRJ e curadora da coleção, Viviane Kruel, e a professora de fitotecnia da Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia, Yara Britto. A moderação será de Tânia Valente, professora do Departamento de Saúde Coletiva da UNIRIO.

Viviane Kruel destaca a importância do acervo de mais de 200 espécies para o estudo sobre o manejo integrado do uso da terra, de modo a respeitar os diferentes aspectos sociais, além da conservação do ambiente e do conhecimento tradicional associado à flora medicinal: “as plantas medicinais são parte essencial do conhecimento ecológico tradicional de uma cultura e os sistemas médicos locais são apoiados pela diversidade vegetal e pelo conhecimento tradicional”.

Yara Britto foi uma das criadoras da coleção na década de 1980. Ela destaca o diálogo entre os jardins botânicos e as comunidades, uma vez que esses espaços são abertos ao público e exercem funções no desenvolvimento científico, cultural, econômico e educacional: “essa coleção viva temática desempenha um papel importante na interlocução com a sociedade, razão da sua participação em diferentes segmentos”. Yara exemplificou o uso da coleção para formar estudantes, além do suporte para implantações de hortos medicinais externos. A professora destacou também a parceria com o projeto Semear, desenvolvido pelo Centro de Saúde Píndaro de Carvalho, localizado próximo ao Jardim Botânico.

A médica Tânia Valente, coordenadora do projeto de extensão, ressaltou a importância do diálogo sobre o tema: “a fitoterapia é uma das práticas integrativas e complementares do Sistema Único de Saúde (SUS) mais conhecidas entre alunos e professores do curso de medicina da UNIRIO. É importante compartilhar conhecimento sobre esse assunto entre os futuros profissionais e entre a sociedade”.

A série Encontros de Cultura, Saúde e Humanidades ocorre no formato on-line, com transmissão pelo canal Encontros de Cultura e Saúde, no YouTube, às 16h. Os participantes que solicitarem receberão certificados.

Próximos encontros:

- 02/12/2022 - Reflexões sobre o Apartaide Brasileiro. Participantes: Júlio Tavares, Osmundo Pinho e Thamires Gonçalves. Transmissão pelo link.

- 13/12/2022 - Saúde e População Indígena. Participantes: Felipe Tuxá, Edilaise Tuxá e Danielle do Valle. Transmissão pelo link.

 Encontros de Cultura, Saúde e Humanidades

 

registrado em: Ciência na UNIRIO

e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio