código do Google analytics Pesquisadores da UNIRIO têm trabalho premiado no 7º Congresso Latino-Americano de Esclerose Múltipla — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Pesquisadores da UNIRIO têm trabalho premiado no 7º Congresso Latino-Americano de Esclerose Múltipla

por comunicacao — publicado 09/12/2012 23h00, última modificação 07/07/2015 09h25

Os Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) conquistaram mais uma vitória na área da pesquisa. Professores e alunos dos cursos de Pós-Graduação em Neurologia (PPGNEURO) e em Genética e Biologia Molecular (PPGGBM) tiveram trabalho premiado durante o 7º Congresso Latino-Americano de Esclerose Múltipla, realizado entre os dias 28 e 30 de novembro, no Rio de Janeiro.

O artigo intitulado “The ex vivo production of IL-6 and IL-21 by CD4+ T cells is directly associated with neurological disability in neuromyelitis optica patients” foi considerado a melhor publicação da América Latina sobre doenças desmielinizantes do sistema nervoso central, na categoria “perfil genético e imunológico”.

A premiação ocorreu após a conferência “Biologia das células Th17 na esclerose múltipla e na neuromielite óptica”, ministrada pela Profa. Cleonice Bento, no dia 30 de novembro. O reconhecimento ao trabalho veio após a publicação do artigo na revista americana J. Clin Immunol, em setembro de 2012.

O artigo vencedor tem como autores os Professores da UNIRIO, Regina Alvarenga, do PPGGBM; Vera Carolina B. Bittencourt e Cleonice Bento, do PPGGBM e do PPGNEURO e o Prof. Regis Andrade, da cadeira de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Escola de Medicina e Cirurgia. A coautoria é dividida, ainda, com os alunos Ulisses C. Linhares e Patrícia B. Schiavoni, do PPGNEURO; Thais B. Ferreira, do PPGGBM; Taissa Kasahara e Bruna Teixeira, bolsistas de iniciação científica do curso de Biomedicina. Também colaboraram na realização do artigo o Prof. Arnaldo F. Andrade, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e as alunas Priscila Barros, Joana Hygino e Morgana Vieira, da Pós-Graduação em Imunologia da UERJ.

registrado em: PPGNeuro, PPGGBM