código do Google analytics Pesquisador italiano Ernesto Carafoli recebe título de doutor honoris causa da UNIRIO — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Pesquisador italiano Ernesto Carafoli recebe título de doutor honoris causa da UNIRIO

por comunicacao — publicado 11/02/2015 09h10, última modificação 12/02/2015 12h42
Outorga aconteceu em sessão solene dos Conselhos Superiores nesta terça-feira, 10 de fevereiro

Em sessão solene dos Conselhos Superiores, aconteceu na manhã desta terça-feira, 10 de fevereiro, a outorga do título de Doutor Honoris Causa ao professor e pesquisador italiano Ernesto Carafoli, da Universidade de Pádova, Itália.

Graduado em Medicina pela Universidade de Modena e pós-doutor em Fisiologia Química pela Johns Hopkins School of Medicine, Carafoli é professor emérito do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça e membro honorífico de diversas sociedades e associações, incluindo a Sociedade Americana de Bioquímica e Biologia Molecular.

Na década de 1980, iniciou suas pesquisas no Instituto Nacional de Saúde (EUA) na área de bioenergética mitocondrial, com foco no transporte de cálcio. Mais tarde, expandiu seus interesses a aspectos mais genéricos de sinalização de cálcio, especialmente no transporte do cálcio através das membranas biológicas.

Na cerimônia, Carafoli foi conduzido à mesa solene pelos professores Carmen Lucia Antão Paiva e L. C. Cameron, do Departamento de Genética e Biologia Molecular, e Adriana Bassini, pesquisadora do Laboratório de Bioquímica de Proteínas. Na saudação ao homenageado, Cameron destacou a trajetória de Carafoli e sua contribuição à ciência, ressaltando a ligação do pesquisador com outros aspectos, como a arte. “Carafoli nunca dissociou ciência e arte, e faz isso na maneira como investiga as coisas”, observou.

Após a titulação, Carafoli disse que se sentia muito honrado, e considerou particularmente importante receber esse título no Brasil, onde pôde fazer grandes amigos e estabelecer parcerias.

Além do reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca, responsável pela outorga do título, compuseram a mesa solene o vice-reitor, José da Costa Filho; o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Ricardo Cardoso; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Diógenes Pinheiro; e o vice-decano do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Carlos Henrique Caetano.

Em saudação, professor L. C. Cameron ressaltou a atuação científica do pesquisador e sua ligação pessoal com a arte (Foto: Comso)