código do Google analytics Pesquisa revela dados sobre a eficiência das instituições federais no Serviço de Informação ao Cidadão: UNIRIO ocupa a 25ª posição no ranking — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Pesquisa revela dados sobre a eficiência das instituições federais no Serviço de Informação ao Cidadão: UNIRIO ocupa a 25ª posição no ranking

Pesquisa revela dados sobre a eficiência das instituições federais no Serviço de Informação ao Cidadão: UNIRIO ocupa a 25ª posição no ranking

por comunicacao — publicado 11/08/2017 12h25, última modificação 11/08/2017 14h46
A pesquisa abrangeu as 63 Universidades Federais . Saiba mais

A UNIRIO obteve a 25ª posição no ranking  de uma pesquisa sobre a eficiência das Instituições Federais no Serviço de Informação ao Cidadão (SIA). Em relação às Universidades Federais localizadas na região Sudeste, sua posição sobe para 10ª.

 O objetivo do SIA, que  tem como base a Lei de Acesso à informação,  é criar mecanismos que possibilitam, a qualquer pessoa, física ou jurídica, sem necessidade de apresentar motivo, o recebimento de informações públicas dos órgãos e entidades.

  A pesquisa,  realizada pelo Jornalista Cristiano Alvarenga*, abrangeu as 63 Universidades Federais. Dessas, apenas 37 instituições (58,7%) responderam todas as solicitações de informação dentro do prazo de até 20 dias, como prevê a  legislação. 

Conforme consta no gráfico da pesquisa, A UNIRIO respondeu 100% das perguntas solicitadas, num prazo de 13 dias.

 Saiba mais sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI):

A  LAI  (Lei nº 12.527/2011) regulamenta o direito constitucional de acesso às informações públicas. Essa norma entrou em vigor em 16 de maio de 2012 e criou mecanismos que possibilitam, a qualquer pessoa, física ou jurídica, sem necessidade de apresentar motivo, o recebimento de informações públicas dos órgãos e entidades. A Lei vale para os três Poderes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, inclusive aos Tribunais de Conta e Ministério Público. Entidades privadas sem fins lucrativos também são obrigadas a dar publicidade a informações referentes ao recebimento e à destinação dos recursos públicos por elas recebidos.

A “Lei de Acesso à Informação” prevê que toda instituição pública deve disponibilizar ao cidadão as informações em até 20 dias, com possibilidade de prorrogação de 10 dias. 

 Saiba mais sobre a pesquisa em: http://cristianoalvarenga.com/pesquisa/ranking-da-transparencia-das-universidades-federais-2017/

 *Cristiano Alvarenga é jornalista, mestre em Comunicação e especialista em jornalismo de dados.  É servidor público, lotado na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), editor do portal Melhores do Enem e desenvolve projetos relacionados a marketing de conteúdo e à divulgação de dados abertos. 


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio