código do Google analytics Pesquisa liderada pela UNIRIO investiga valor de biomarcadores em prognóstico de Covid-19 — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Pesquisa liderada pela UNIRIO investiga valor de biomarcadores em prognóstico de Covid-19

por daniela.oliveira — publicado 15/07/2020 15h56, última modificação 15/07/2020 17h01
Estudo foi contemplado em edital do CNPq voltado ao enfrentamento da doença

Entender o valor de biomarcadores imunes e inflamatórios para prever a gravidade e a mortalidade da Covid-19. Este é o principal objetivo de uma pesquisa liderada pela UNIRIO, em parceria com pesquisadores da Uerj e da Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD).

O projeto, contemplado recentemente em edital do CNPq voltado ao enfrentamento da Covid-19, envolve a produção de conhecimento com possibilidade de aplicação prática nos serviços de saúde. Será realizada uma revisão de estudos realizados com pacientes portadores da doença, com o objetivo de resumir os biomarcadores testados e seu valor prognóstico.

Conforme aponta o resumo do estudo, "conhecer biomarcadores/fatores de validade para predição do prognóstico de gravidade e mortalidade em doenças é de grande valia, pois permite o estabelecimento de práticas de cuidados em saúde mais adequadas, e consequentemente, impacta no melhor aproveitamento de mão-de-obra e de recursos financeiros disponíveis".

A pesquisa é coordenada pelo professor Michel Mocellin, da Escola de Nutrição da UNIRIO, e conta com a participação dos pesquisadores Alessandra da Silva Pereira, também da UNIRIO, Cintia Chaves Curioni, do Instituto de Nutrição da Uerj, e Ricardo Fernandes, da Faculdade de Ciências da Saúde - curso de Nutrição da UFGD.

Professores e alunos de graduação ou pós-graduação interessados em colaborar com a pesquisa podem entrar em contato com o professor Michel, pelo e-mail michel.mocellin@unirio.br.

registrado em: Coronavírus