código do Google analytics Palestra de lançamento dos roteiros de viagem 'Do Kongo ao Valongo' acontece nesta quinta-feira (25) — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Palestra de lançamento dos roteiros de viagem 'Do Kongo ao Valongo' acontece nesta quinta-feira (25)

Palestra de lançamento dos roteiros de viagem 'Do Kongo ao Valongo' acontece nesta quinta-feira (25)

por Comunicação publicado 25/05/2023 08h27, última modificação 26/05/2023 09h15
Diáspora Africana no Brasil – Do Kongo ao Valongo é um projeto que aproxima o Brasil de Angola e tem entre seus produtos finais a criação de roteiros de afroturismo nas cidades Mbanza Kongo e Rio de Janeiro

Nesta quinta-feira (25),  Dia Mundial da África, acontece, às 15h, no Festival Back2Black,  a palestra de lançamento dos roteiros de viagem Do Kongo ao Valongo, fruto do Projeto  Diáspora Africana no Brasil – Do Kongo ao Valongo. Trata-se de um projeto que aproxima o Brasil de Angola e tem entre seus produtos finais a criação de roteiros de afroturismo nas cidades Mbanza Kongo e Rio de Janeiro. 

A palestra será ministrada pelo professor e pesquisador da UNIRIO, Jair Martins de Miranda, e pelo diretor da Infotur (Angola), professor Afonso Vita. 

O evento é gratuito. Para participar, é necessário imprimir o convite no site do evento: https://festival.back2black.com.br/2023 .

Segundo o professor Jair Miranda, os roteiros têm como objetivo o  reconhecimento histórico e geográfico dos trajetos do tráfico atlântico de africanos escravizados entre Angola e Brasil. Na ocasião da palestra,  também  ocorrerá o  lançamento do Projeto Diáspora Africana no Brasil, desenvolvido sob um acordo de cooperação técnica entre a UNIRIO e a Infotur, para o intercâmbio cultural entre angolanos e brasileiros e a promoção dos lugares de memória da escravidão nos dois países, a exemplo dos sítios arqueológicos do Reino do Kongo, na cidade de Mbanza Kongo, em Angola, e do Cais do Valongo, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.

O professor explicou ainda que o Projeto Diáspora Africana no Brasil – Do Kongo ao Valongo tem metas para serem cumpridas até o ano de 2027, para além da criação desses roteiros turísticos, que envolvem pesquisa, elaboração de programa de ensino, produção de documentário e lançamento de uma plataforma digital. 

 Saiba mais sobre algumas metas do Projeto

- Realizar a pesquisa “Diáspora Africana no Brasil - Do Kongo ao Valongo” sobre o Reino do Kongo e o trajeto entre a cidade de Mbanza Kongo e a região portuária na cidade do Rio de Janeiro, em torno do Cais do Valongo, por meio da metodologia “Memória Afetiva Local”;

- Oferecer a brasileiros e angolanos roteiros de viagem de afroturismo “Rotas da Escravidão Angola-Brasil”. O projeto envolve o planejamento dos roteiros turísticos “Roteiro Turístico de Mbanza Kongo”, “Rota Turística & Cultural de Escravos em Angola” e “Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana”, na região portuária em torno do Cais do Valongo, no Rio de Janeiro, visando à reconstituição histórica e geográfica do tráfico atlântico de africanos escravizados no Brasil, o intercâmbio cultural entre Angola e Brasil e a promoção dos lugares de memória da Escravidão. 


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio