código do Google analytics Palestra de abertura da 16ª SIA aborda 'Ações para redução das desigualdades' — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Palestra de abertura da 16ª SIA aborda 'Ações para redução das desigualdades'

Palestra de abertura da 16ª SIA aborda 'Ações para redução das desigualdades'

por comunicacao — publicado 19/10/2018 15h15, última modificação 23/10/2018 09h07
A 16ª edição da Semana de Integração Acadêmica (SIA) da UNIRIO acontece até a próxima sexta-feria, dia 19

Teve início na manhã desta segunda-feira, dia 15 de outubro, a 16ª edição da Semana de Integração Acadêmica (SIA) da UNIRIO, realizada em conjunto com a 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que tem como tema Ciência para a Redução das Desigualdades.

A cerimônia de abertura, que aconteceu no Auditório Vera Janacópulos,   foi marcada por uma apresentação musical,  promovida pelo  grupo Pandeiro Jazz Trio, formado pelos alunos da UNIRIO Tom Andrade (Pandeiro), Guilherme Imia (Guitarra) e Cadu Fauto (Piano e Teclado),  e orientado pelo professor Cliff Korman.

Em seguida, foi composta a mesa diretora, presidida pelo reitor da UNIRIO Luiz Pedro San Gil Jutuca. Estiveram também presentes à mesa o vice-reitor Ricardo Cardoso, o pró-reitor de Graduação Alcides Guarino, a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Evelyn Orrico, a pró-reitora de Extensão e Cultura Cláudia Aiub e a pró-reitora de Assuntos Estudantis Mônica Valle.  O reitor parabenizou os professores pelo Dia do Professor e desejou uma excelente Semana a todos. “Aproveitem para explorar todos os eventos. Este é o momento de vocês trocarem informações com as outras áreas. O objetivo da Universidade não é somente contribuir para a formação profissional de vocês, mas  também incentivar a formação do senso crítico para a melhoria das condições de vida da sociedade. Explorem ao máximo”, ressaltou.

Ações sustentáveis

Seguindo a programação, o  evento contou com a participação das palestrantes  Michelle Sampaio (professora e coordenadora do Laboratório de Ações Sustentáveis da UNIRIO) e Denise Tarin  (procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro), além da mediadora Simone Alencar (coordenadora do Núcleo de Inovação  Tecnológica, Cultural e Social da UNIRIO), para abordar a temática Ações para redução das desigualdades.  Esse tema está relacionado com os  Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pelas Nações Unidas, especificamente o de número 10 (Redução das Desigualdades).

Michelle  apresentou as ações de sustentabilidade desenvolvidas pelo Laboratório no município de Silva Jardim (Movimento Silva Jardim Sustentável).  "São os ODS conectados com o local. Trabalhamos os objetivos globais em sintonia com os problemas e necessidades da região", destacou. A professora explicou também  a importância da diferença entre diversidade e desigualdade. “Devemos valorizar a diversidade, mas agir para a diminuição da desigualdade". Michelle falou também sobre a importância de a Universidade trabalhar com  a investigação e a  metodologia participativa. "Os problemas socioambientais estão entre os mais complexos. Por isso, a integração de todas as áreas é fundamental para solucionarmos esses desafios", destacou.

Para finalizar, Michelle deixou uma pergunta para a plateia, como forma de reflexão: "De que forma você pode contribuir e oportunizar  'voz' aos cidadãos para que os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) sejam alcançados?", indagou.

A procuradora Denise Tarin deu prosseguimento às abordagens retratadas pela professora Michele. Destacou a importância da  parceria entre o Ministério Público e a sociedade e mostrou alguns projetos de prevenção de desastres realizados em municípios do Estado do Rio de Janeiro. “Precisamos agir com  ética, compromisso e em parceria. Somente assim acharemos o caminho para transformação da sociedade”, destacou.

A 16ª SIA acontece até a próxima sexta-feira, dia 19 de outubro, e traz diversas atividades como apresentações orais e de pôsteres de estudantes, palestras, minicursos, encontros científicos, mesas-redondas e apresentações artístico-culturais. A SIA congrega a 12ª Semana de Ensino de Graduação, a 17ª Jornada de Iniciação Científica, o 23º Encontro de Extensão, a 4ª Jornada de Pós-Graduação, a 3ª Jornada de Educação a Distância e a 1ª Jornada de Inovação.

As atividades são abertas ao público em geral, com exceção dos minicursos, que demandam inscrição prévia. Saiba mais em: http://www.unirio.br/siaunirio .