código do Google analytics Oficina de Jogos Dramáticos apresenta espetáculos em outubro e novembro — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Oficina de Jogos Dramáticos apresenta espetáculos em outubro e novembro

Oficina de Jogos Dramáticos apresenta espetáculos em outubro e novembro

por comunicacao — publicado 19/10/2015 17h05, última modificação 19/10/2015 17h04
Edição deste ano aborda a linguagem do Teatro de Arena, originado nas décadas de 50 e 60 nos palcos brasileiros, e proibido pela ditadura militar em 1972

O Teatro de Arena é o tema deste ano no projeto de extensão Oficina de Jogos Dramáticos, promovido pela Biblioteca Infanto-Juvenil (Biju). O trabalho Biju conta arena inclui três espetáculos, sendo dois de criação coletiva e um adaptado da obra do dramaturgo Vianinha, expoente do gênero. As apresentações acontecem nos dias 25 de outubro, 21, 22, 28 e 29 de novembro, no Auditório Vera Janacopulos.

O projeto integra o Programa de Incentivo à Leitura entre Jovens Leitores, que visa incentivar, através de atividades lúdicas, o hábito de leitura em crianças e adolescentes de escolas vizinhas aos campi da UNIRIO na Urca. Atualmente, a oficina atende 70 jovens, com idades entre 12 e 18 anos. A cada ano, um tema ou escritor específico é contemplado.

Originado nas décadas de 50 e 60 nos palcos brasileiros, principalmente em São Paulo, o Teatro de Arena se extinguiu em 1972, quando foi proibido pela ditadura militar. Segundo a produtora cultural Teresa Pamplona, que atua na coordenação do projeto, o gênero foi escolhido para que os jovens pudessem conhecer “uma linha de pensamento nacional, não influenciada pelas tendências de outros países”.

O auditório Vera Janacopulos se localiza na Av. Pasteur, 296, Urca.

Outras informações pelos telefones 2542-1438 ou 2542-1586.

Confira o calendário de apresentações:

Biju conta Arena

Na Escola (oficina da manhã) – criação coletiva