código do Google analytics Observatório da Violência Política e Eleitoral lança primeira edição de boletim — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Imprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Você está aqui: Página Inicial / Observatório da Violência Política e Eleitoral lança primeira edição de boletim

Observatório da Violência Política e Eleitoral lança primeira edição de boletim

por Comunicação publicado 27/04/2020 18h13, última modificação 27/04/2020 18h13
Publicação é uma iniciativa do Grupo de Investigação Eleitoral da UNIRIO e terá periodicidade trimestral

Foi lançada a primeira edição do boletim trimestral do Observatório da Violência Política e Eleitoral (OVPE). A publicação, que aborda a dinâmica e o impacto da violência na democracia brasileira, é realizada pelo Grupo de Investigação Eleitoral (Giel) da UNIRIO.

OVPE faz um levantamento dos casos de violência ocorridos contra lideranças políticas brasileiras, com base no monitoramento diário da mídia impressa, eletrônica e digital. O Observatório relata casos de agressões, ameaças, atentados, homicídios e sequestros contra diferentes tipos de lideranças políticas ou seus familiares, informando a frequência dos casos, sua evolução ao longo do tempo e principais tipos. 

O Observatório conta com apoio financeiro da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

 

Grupo de Investigação Eleitoral

O objetivo do GIEL é investigar o processo que envolve a decisão do voto, como o estudo dos efeitos das campanhas sobre o voto, as estratégias discursivas de candidatos, partidos e coligações, a análise das pesquisas de intenção de opinião e a cobertura da imprensa nos momentos eleitorais.

Críticas e sugestões podem ser encaminhadas para o e-mail giel@unirio.br.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio