código do Google analytics Instalação feita de sacolas plásticas sugere reflexão sobre sociedade do consumo — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Instalação feita de sacolas plásticas sugere reflexão sobre sociedade do consumo

Instalação feita de sacolas plásticas sugere reflexão sobre sociedade do consumo

por comunicacao — publicado 16/07/2014 16h20, última modificação 17/07/2014 13h39
Obra foi montada nesta quarta-feira, 16 de julho, em frente ao prédio da Biblioteca Central, na Urca

“Luxo”. A mensagem, curta e direta, foi escrita na manhã desta quarta-feira, dia 16 de julho, com sacolas de plástico infladas em frente à Biblioteca Central da UNIRIO, na Urca. Produzida pelo coletivo artístico Basurama, da Espanha, a obra é resultado de uma oficina de criação e construção ministrada pelo grupo na Universidade.

“Este trabalho se relaciona à cultura do consumo”, revela o artista Alberto da Veiga, integrante do Coletivo. “Em todas as nossas obras utilizamos o lixo, material ligado à questão ambiental, mas que também envolve aspectos culturais e sociais”, ressalta. Para ele, a arte é uma maneira de fazer as pessoas pensarem, pois cada um pode criar significados distintos para uma mesma obra.

A instalação remete ao poema “Luxo-Lixo”, do poeta Augusto de Campos. A obra tem 7 metros de altura e aproximadamente 25 metros de comprimento. Na confecção, estima-se que tenham sido utilizadas cerca de 2,5 mil a 3 mil sacolas plásticas. Participaram da oficina seis alunos da UNIRIO, sendo cinco deles bolsistas do programa de gestão socioambiental Rede Colaborativa Solidária (Recosol), além de duas estudantes das Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), que também apoiou o projeto.

Nesta quinta-feira, dia 17, a instalação será montada em frente ao antigo Cassino da Urca. 

Sustentabilidade

Para o pró-reitor de Extensão da UNIRIO, Diógenes Pinheiro, a iniciativa colabora para o desenvolvimento do Recosol, que tem fomentado na UNIRIO o debate sobre meio ambiente. “A discussão sobre gestão de resíduos e sustentabilidade é fundamental para nós, que ocupamos o entorno de uma área de proteção ambiental”, salienta.

A coordenadora de Relações Internacionais, Liliana Vargas, considerou a obra uma aula de sustentabilidade, estética e colaboração. “Com quatro letras, vocês conseguiram nos fazer pensar a respeito da corresponsabilidade que todos temos com nossos próprios resíduos".

Projeto

O projeto Luxo é Lixo é o capítulo carioca da iniciativa IN LO<3 WE TRASH, idealizada pelo Basurama. A realização é uma parceria entre o Coletivo e a Fundação Banco Santander. A iniciativa é uma atividade prévia ao III Encontro Internacional Universia, que reunirá no final de julho, no Rio de Janeiro, cerca de mil reitores de universidades de todo o mundo.

O Basurama é um coletivo que realiza projetos de arte e design para transformação social através de estratégias participativas. Os protagonistas de seus projetos são os resíduos e os processos relacionados com sua produção na sociedade de consumo. Desde 2001, tem trabalhado em mais de 20 países e mais de 50 cidades.

Coletivo Basurama com equipe da UNIRIO, da Facha e da Fundação Santander (Foto: Comso).

(Com Basurama)


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio