código do Google analytics Novo programa da UNIRIO reúne experiências criativas remotas — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Novo programa da UNIRIO reúne experiências criativas remotas

Novo programa da UNIRIO reúne experiências criativas remotas

por daniela.oliveira — publicado 06/04/2021 22h55, última modificação 07/04/2021 11h41
Produção da Coordenadoria de Cultura estreou nesta terça (6) com episódio sobre processos de criação em dança

No último ano, professores e estudantes tiveram que reinventar seus processos de criação para adaptá-los ao formato remoto, utilizado durante a suspensão de atividades presenciais devido à pandemia de Covid-19.

Algumas dessas experiências criativas realizadas a distância, em disciplinas remotas ou projetos de pesquisa, de extensão, ou de cultura da UNIRIO, serão apresentadas no programa mensal "UNIRIO em Casa - Criando a distância", realizado pela Coordenadoria de Cultura.

A ideia é que professores e estudantes apresentem suas visões sobre a experiência e os desafios de criar e produzir nesse momento, sem os encontros presenciais.

"O processo criativo, normalmente, é laboral, artesanal, especialmente em dança, teatro, música. A gente depende muito do 'olho no olho', do toque, facilita o aprendizado. Então o objetivo é mostrar como professores e alunos estão desenvolvendo formas de criar a distância", explica o coordenador de Cultura, Vinícius Albricker.

O primeiro episódio estreou nesta terça-feira, 6 de abril, e abordou os processos de criação para a mostra de vídeos "Quarentena dançante". A atividade reuniu trabalhos finais vinculados à disciplina de Dança II (Escola de Teatro), ofertada pela professora Joana Ribeiro no período excepcional de 2020.

Os programas serão exibidos no canal audiovisual da Cultura. Confira a seguir o episódio de estreia: