código do Google analytics Nota de pesar - professora e pesquisadora Michèle Sato — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Nota de pesar - professora e pesquisadora Michèle Sato

Nota de pesar - professora e pesquisadora Michèle Sato

por Comunicação publicado 19/05/2023 15h37, última modificação 22/05/2023 10h24

A UNIRIO lamenta o falecimento da professora, pesquisadora e educadora ambiental Michèle Sato, no último dia 16 de maio, aos 63 anos.

Michèle desenvolveu pesquisa de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), em 2020, com supervisão do professor Celso Sánchez. Ela estudou as expressões e diferentes abordagens das percepções das mudanças ambientais, em particular das mudanças climáticas, na arte de rua de Cuiabá (MT), durante a pandemia. O trabalho resultou no artigo A epistemologia das ruas nas fotopoéticas da pandemia.

Pós-doutora também pela Universidad de La Coruña, na Espanha, e pela Universitè du Québec à Montreal, no Canadá, a pesquisadora era graduada em licenciatura em Ciências Biológicas, mestre em Filosofia pela University of East Anglia, na Inglaterra, e doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Atualmente, era professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Foi uma das principais referências da educação ambiental brasileira, com importante projeção internacional, e deixou um legado de militância em defesa de povos indígenas, quilombolas e populações tradicionais, tendo pesquisado  esses grupos por quase 30 anos.