código do Google analytics Nota de falecimento: professor Carlos Alberto Morais de Sá — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Nota de falecimento: professor Carlos Alberto Morais de Sá

Nota de falecimento: professor Carlos Alberto Morais de Sá

por daniela.oliveira — publicado 27/09/2020 15h50, última modificação 27/09/2020 15h50

É com profundo pesar que a UNIRIO informa sobre o falecimento do clínico e professor titular do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG) Carlos Alberto Morais de Sá, ocorrido neste sábado, 26 de setembro, aos 76 anos.

Pioneiro no Brasil em atendimento a pacientes com Aids, Morais de Sá contribuiu para a construção do Centro de Referência Nacional no tratamento da doença, no HUGG, do qual fazia parte do quadro funcional desde 1972.

Trajetória

O professor Carlos Alberto Morais de Sá graduou-se em Medicina pela UNIRIO, em 1968. No mesmo local concluiu seu doutorado, em 1972, e sua livre-docência, em Clínica Médica, no mesmo ano.

Passou a ser coordenador do Centro de Referência Nacional em HIV/Aids do HUGG em 1983, mesmo ano em que se tornou professor titular de Clínica Médica, através de Concurso Público de Títulos e Provas. Destacou-se pela larga experiência na área de Clínica Médica, Imunologia, Infecção pelo HIV/Aids, Reumatologia, Oncologia e Pesquisa Clínica.

Atuou, ainda, entre 1987 e 1993, como consultor do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, sendo membro da Comissão Nacional em HIV/AIDS.

Realizou, também, consultoria ad-hoc da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), assessoria técnico científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj); e consultoria ad-hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Ao longo de seus quase 50 anos dedicados ao HUGG, além de toda a excelência na transmissão de saberes e conhecimentos, Carlos Alberto Morais de Sá se eternizou através da formação de médicos que se guiam por sua constante necessidade de questionamento e aprofundamento dos estudos, e por seu senso de coragem, capaz de encontrar soluções onde a maioria só vê obstáculos.

(Informações da Assessoria de Comunicação do HUGG)