Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Em foco novembro

Você está aqui: Página Inicial / Consepe manifesta apoio à ocupação estudantil

Consepe manifesta apoio à ocupação estudantil

por Comunicacao UNIRIO publicado 10/11/2016 14h35, última modificação 10/11/2016 14h39

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), na 396ª Sessão, realizada no dia 09 de novembro de 2016, expressou seu apoio aos estudantes da UNIRIO que ocupam o prédio da Reitoria, de forma pacífica e respeitosa ao patrimônio da Universidade, em defesa da educação pública, contra a PEC 55 (antiga PEC 241) e a contrarreforma do ensino médio (MP 746/2016).

O Consepe entende que, nesse momento de grave crise, nossos governantes deveriam valorizar a educação, a saúde, o trabalho e a seguridade social, e não aviltar a vida da população, retirando-lhe direitos fundamentais. Sabe que o atual drama vivido se dá por excesso de intervenção privada na esfera pública e não porque há política social em abundância.

Compreende que a decisão dos estudantes de ocuparem a Reitoria é uma medida de extrema resistência contra uma política violenta de retirada de direitos e de comprometimento do futuro desta geração que se levanta agora para a luta. Compreende ainda que esse processo contribui decisivamente para a construção de uma universidade mais plural e democrática. Por isso, coloca-se contrário a quaisquer formas de criminalização desta que é uma luta mais que legítima.

Saúda, assim, os estudantes e expressa o seu orgulho por saber que, de alguma forma, contribui para a formação das suas consciências e deveres éticos.

registrado em:

Acesso a Informação Capes CNPQ