código do Google analytics Nota da Andifes sobre o Museu Nacional — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Nota da Andifes sobre o Museu Nacional

Nota da Andifes sobre o Museu Nacional

por comunicacao — publicado 03/09/2018 18h00, última modificação 04/09/2018 10h39
A Andifes conclama a urgente necessidade de políticas públicas de estado que valorizem e resguardem a cultura e a história do país

Os reitores e reitoras das universidades federais, por meio da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), lamentam profundamente o incêndio que destruiu completamente o Museu Nacional, um dos maiores patrimônios culturais do país, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde estavam abrigadas mais de 20 milhões de peças que faziam parte de um acervo de valor inestimável para a história e para a cultura do Brasil e do mundo.

A Andifes, mais uma vez, conclama a urgente necessidade de políticas públicas de estado que valorizem e resguardem a cultura e a história do nosso País. Essa tragédia havia sido prenunciada, outras estão sendo encubadas, em função da insuficiência de recursos para preservar instalações físicas e acervos.

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior se solidariza com a comunidade da UFRJ e com todos os brasileiros e brasileiras por essa perda de valor inestimável e irreparável.

Os governantes sabem que decisões econômicas têm consequências sociais. Por sua vez, a sociedade deve entender que a escolha de prioridades, ideias e valores definem o mundo em que queremos viver. Que tão logo seja superado o luto pela perda do passado, a sociedade exija dos governantes o compromisso com o futuro.


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio