código do Google analytics Dia 20 de maio é o Dia do Pedagogo: confira os desafios da profissão — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Dia 20 de maio é o Dia do Pedagogo: confira os desafios da profissão

Dia 20 de maio é o Dia do Pedagogo: confira os desafios da profissão

por Comunicação publicado 20/05/2022 10h16, última modificação 05/01/2023 16h09
Os pedagogos podem atuar em diferentes áreas além do magistério, como orientadores pedagógicos, administradores e gestores escolares e consultores

No dia 20 de maio, é celebrado o Dia do Pedagogo. Instituída em 2015, por meio da Lei nº 13.083, a data é uma oportunidade de homenagear esses profissionais que tanto se dedicam à Educação.

Criado em 1986, o curso de Pedagogia da UNIRIO oferece a modalidade presencial (vespertino e noturno) e a distância. Conforme explica Henrique Dias Gomes de Nazareth, coordenador do curso vespertino, os pedagogos podem atuar em diferentes áreas além do magistério, como orientadores pedagógicos, administradores e gestores escolares, consultores, gestores de recursos humanos e coordenadores educacionais.

“Nosso compromisso é com a Educação. Em uma Universidade pública, isso vai além da sala de aula. Me formei no curso de Pedagogia da UNIRIO, e também fiz meu mestrado e doutorado aqui. A Universidade mudou a minha vida. Procuro passar esta experiência para os nossos alunos. Não é só vir e assistir às aulas. Temos projetos de pesquisa e de extensão, que também são essenciais para a formação crítica e humanista, que vão além da técnico-científica", observa o docente.

Henrique ressalta que a garantia do direito à Educação em nosso país enfrenta vários desafios. "Durante o pior período da pandemia de Covid-19 isso ficou ainda mais evidenciado. Houve muita evasão; as diferenças econômicas e sociais ficaram mais evidentes. Os professores foram verdadeiros heróis ao buscarem por novas formas de educação. Os alunos perderam muito sem a socialização. Acredito que o uso da tecnologia como ferramenta de apoio vai continuar, mas o contato presencial, a socialização são fundamentais para a formação do estudante”, avalia.

O coordenador salienta que mesmo o curso de Educação a Distância (EAD) de Pedagogia (UNIRIO/Cederj) oferece oportunidades presenciais. “O aluno do EAD (Cederj/UNIRIO) também tem a oportunidade de participar de projetos de pesquisa e de extensão na Universidade. Oriento alunos dessa modalidade e procuro incentivá-los a participarem desses projetos. O EAD é uma excelente oportunidade para quem não tem acesso ao ensino presencial. São inúmeras vantagens que a tecnologia nos permite. É preciso tirar o  melhor proveito delas”, diz Henrique.

(Por Liliana Glanzmann Vallejo - Comso UNIRIO)

registrado em: Nossos Cursos