código do Google analytics Músico e professor de violoncelo da UNIRIO lança novo CD — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Músico e professor de violoncelo da UNIRIO lança novo CD

Músico e professor de violoncelo da UNIRIO lança novo CD

por comunicacao — publicado 22/04/2016 09h50, última modificação 22/04/2016 09h41
Lançamento de 'Hugo Pilger interpreta Ernani Aguiar' será no dia 3 de maio, às 18h, na Academia Brasileira de Música. Evento, que contará com recital do artista, terá entrada franca

No próximo dia 3 de maio, o músico Hugo Pilger, professor de violoncelo do Departamento de Piano e Instrumentos de Cordas (DPC) do Instituto Villa-Lobos (IVL) da UNIRIO lançará seu novo CD – Hugo Pilger interpreta Ernani Aguiar . O recital de lançamento acontecerá às 18h na Sala de Eventos da Academia Brasileira de Música (ABM) e a entrada é franca.

O disco apresenta a obra completa até o presente do compositor, violista e maestro mineiro Ernani Aguiar. Realizado com quatro violoncelos diferentes, acompanhados de arcos de autores diversos e com montagens específicas, o CD se preocupou em preservar o timbre de cada voz. Foram necessários 72 takes para gravar as 30 faixas que o compõem, tornando sua produção uma maratona, que começou com o estudo de cada parte em seu respectivo instrumento até o momento da gravação, seguido de uma  mixagem e de uma masterização minuciosas.

Na apresentação do CD, Hugo Pilger diz que os resultados do projeto vão além do registro sonoro. O repertório do instrumento recebeu duas novas obras para violoncelo solo (Meloritmias nº 10 e Threnus fratri meo Aloysio), uma versão para três violoncelos (Música a Três) e duas para quatro violoncelos (Quatro Momentos nº 3 e Violoncelada). “Este legado por si só é incalculável”, declarou.

O músico disponibilizou em sua página no Youtube uma prévia do novo CD.

A ABM fica na Rua da Lapa, 120, 12º andar - Lapa.