Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

PPGAN

Você está aqui: Página Inicial / Ministério da Saúde oferece apoio a projetos de pós-graduação em HIV/Aids do HUGG

Ministério da Saúde oferece apoio a projetos de pós-graduação em HIV/Aids do HUGG

por Comunicacao UNIRIO publicado 19/03/2015 17h20, última modificação 20/03/2015 10h26

O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais (DDAHV), do Ministério da Saúde, vai envidar esforços para contribuir com projetos de mestrado profissional e especialização de jovens profissionais de saúde realizados pelo Hospital Universitário Gaffreé e Guinle (HUGG), uma das unidades de referência no Brasil para tratamento de pessoas com Aids.

Esta foi a principal conclusão da reunião entre o Departamento e a direção da UNIRIO e do HUGG, realizada nesta quarta-feira, 18 de março, e intermediada pelo deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), representando a Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento às DST/HIV/Aids. Wyllys é autor de emendas parlamentares em prol do hospital.

Pela UNIRIO, estiveram presentes o reitor, Luiz Pedro San Gil Jutuca; o diretor de pós-graduação, Paulo Cavalcante; o diretor do HUGG, Fernando Ferry; e o supervisor médico do HUGG, Max Kopti Fakoury.

Na reunião, o diretor do departamento, Fábio Mesquita, e os coordenadores de área do DDAHV apresentaram um resumo dos projetos já realizados em parceria com o hospital, notadamente nas áreas de laboratório e distribuição de medicamentos do tratamento universal antirretroviral.

O próximo passo será o de ajudar o hospital na aprovação de projetos para alocação de recursos específicos voltados à capacitação de profissionais de saúde pública no Gaffreé e Guinle, que já mantém um mestrado profissionalizante.

“No campo da educação, nós poderemos ajudar também”, afirmou Mesquita. “Seria uma oportunidade de transferir conhecimentos aos médicos, como o novo protocolo de tratamento, que começamos a introduzir no país a partir de 2013”, observou o coordenador de Assistência e Tratamento do DDAHV, Marcelo Araújo de Freitas.

“A janela que vocês acabaram de nos abrir é preciosa”, avaliou o diretor de pós-graduação da UNIRIO, Paulo Cavalcante.

(Informações da Assessoria de Comunicação do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais)


Acesso a Informação Capes CNPQ