código do Google analytics Mestrado Profissional em Ensino das Práticas Musicais recebe inscrições a partir desta quinta-feira, dia 2 — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Mestrado Profissional em Ensino das Práticas Musicais recebe inscrições a partir desta quinta-feira, dia 2

por comunicacao — publicado 02/01/2014 13h04, última modificação 02/01/2014 13h04
São oferecidas 15 vagas para portadores de diploma de graduação em qualquer área do conhecimento

Iniciam-se hoje, dia 2 de janeiro, as inscrições para seleção ao Programa de Mestrado Profissional em Ensino das Práticas Musicais (Proemus). São oferecidas 15 vagas, para portadores de diploma de graduação em qualquer área do conhecimento. O processo seletivo formará a primeira turma do Proemus.

O Programa trata dos processos de ensino da música, com ênfase em técnicas interpretativas e suas aplicações ao ensino instrumental, vocal e de música em conjunto. Inclui pesquisas em inovações metodológicas, aperfeiçoamento de técnicas e soluções científicas relativas à prática do fazer musical sob o ponto de vista do músico-educador, fundamentadas em suas atividades práticas.

As inscrições se encerram no dia 17 de janeiro. Interessados devem comparecer à Secretaria do Proemus (Av. Pasteur, 436, fundos, andar térreo, Urca), de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Também serão aceitas inscrições por procuração simples e via Sedex. Confira o edital.

Conhecimento e prática

Para o coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino das Práticas Musicais (Proemus), Eduardo Lakschevitz, o curso atenderá uma demanda reprimida na área. “Há muitos músicos que desejam continuar com os estudos, mas não querem ser pesquisadores acadêmicos”, revela. “A ideia é trazer para a universidade pessoas com conhecimento e experiência, como o pandeirista do samba, o professor de escola pública e o desenvolvedor de softwares musicais”, aponta.

O curso se volta para a solução de problemas reais do mundo do trabalho. A expectativa é que sejam criados métodos, gravações, conceitos, softwares e revisões bibliográficas, entre outros produtos. “Esse viés mostra que a conexão entre academia e sociedade pode ser muito mais intensa – principalmente na música, em que a possibilidade do estreitamento dessa relação é muito clara”, salienta o coordenador.

O corpo docente do Proemus é formado por 12 professores, todos com reconhecimento pela atuação prática na área. O curso valoriza a relação professor-aluno, com 70% da grade curricular voltados para matérias práticas e de orientação.

Atualmente, existem apenas quatro mestrados profissionais na área de Artes no Brasil, dois dos quais são da UNIRIO (Ensino das Artes Cênicas e Ensino das Práticas Musicais).

Outras informações estão disponíveis no edital do processo seletivo e no site do Proemus