código do Google analytics Mensagem do reitor pelos 41 anos da UNIRIO — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Imprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Você está aqui: Página Inicial / Mensagem do reitor pelos 41 anos da UNIRIO

Mensagem do reitor pelos 41 anos da UNIRIO

por Comunicação publicado 05/06/2020 17h44, última modificação 05/06/2020 17h45
"O aniversário acontece num momento delicado na história do país e, consequentemente, da nossa instituição. Mas seguimos trabalhando muito e produzindo ciência, potência e afetos"

Nesta sexta-feira, 5 de junho, a UNIRIO completa 41 anos desde sua institucionalização como Universidade. O aniversário acontece num momento delicado na história do país e, consequentemente, da nossa instituição, com a suspensão do Calendário Acadêmico 2020 e das atividades presenciais, acadêmicas e administrativas, devido à pandemia de Covid-19.

Mas seguimos trabalhando muito e produzindo ciência, potência e afetos. Temos frentes em pesquisas de ponta relacionadas ao novo coronavírus, bem como nossos profissionais do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG) atuando na linha de frente do tratamento daqueles acometidos pela Covid-19. Temos docentes, técnicos-administrativos e discentes envolvidos na realização de dezenas de atividades técnico-científicas, e também na produção de materiais educativos sobre diferentes aspectos da doença, da pandemia e de todas as questões envolvidas no atual contexto. Tivemos doações de materiais ao HUGG e a outras unidades de saúde do município do Rio de Janeiro, entre outras ações de igual relevância para a sociedade.

E, neste momento, temos representantes dos três segmentos reunidos em grupos de trabalho para discutir e oferecer subsídios à construção de um Plano de Continuidade das Atividades Acadêmicas e Administrativas da Universidade. A ideia é pensar, de forma participativa, em como conduzir o retorno de nossas atividades, levando em consideração as possibilidades e dificuldades de nossos professores, alunos, técnicos e colaboradores.

Os desafios são imensos, mas são também inúmeras as oportunidades para que nossa UNIRIO continue a desenvolver suas competências e se fortaleça ainda mais, como universidade pública, comprometida com as demandas da sociedade. A celebração hoje é pela resistência diária, produzida por cada um de nós.

Um abraço fraterno, solidário e comprometido com nossa UNIRIO e com toda a comunidade universitária!

Reitor Ricardo Silva Cardoso


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio