código do Google analytics Mensagem do reitor da UNIRIO sobre a pandemia de Covid-19 — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Você está aqui: Página Inicial / Mensagem do reitor da UNIRIO sobre a pandemia de Covid-19

Mensagem do reitor da UNIRIO sobre a pandemia de Covid-19

por Comunicação publicado 12/03/2021 14h05, última modificação 12/03/2021 14h15
“A vacinação acontece de forma lenta e a principal medida ainda é a prevenção do contágio. Faço um apelo a cada membro da comunidade universitária: reforcem os cuidados com vocês e com os outros”

Neste sábado, 13 de março, completamos um ano desde a determinação da primeira suspensão das atividades presenciais em nossa Universidade. A medida tinha caráter preventivo, considerando o aumento de casos de infecção pelo novo coronavírus no Rio de Janeiro.

Naquele momento, haviam sido confirmados pouco mais de 100 casos em todo o país. Mas o alerta estava ligado, principalmente pelo que já acontecia em outras partes do mundo.

De lá para cá, lamentavelmente, foram mais de 11 milhões de casos e quase 275 mil vidas perdidas para a Covid-19 no Brasil. Pais, mães, filhos, avôs, avós, amigos. Histórias interrompidas pelo coronavírus, que agora avança com as novas variantes, mais contagiosas e que têm atingido com força os mais jovens.

Numa corrida contra o vírus, cientistas desenvolveram vacinas, que já se mostram eficazes para diminuir a gravidade da doença. Mas a vacinação acontece no país de forma lenta, e por isso nossa principal medida ainda é a prevenção do contágio.

Faço um apelo a cada membro de nossa comunidade universitária: reforcem os cuidados com vocês e com os outros. Usem máscaras adequadamente, evitem locais fechados, mantenham o distanciamento social e não participem de aglomerações.

Sabemos o quanto esse último ano foi difícil para todos. Enfrentamos o desafio de manter nossas atividades acadêmicas e administrativas de modo remoto, aprendendo ao longo do percurso. A UNIRIO e demais universidades públicas não interromperam suas ações; professores, técnicos em educação e alunos, mesmo com dificuldades, vêm executando suas atividades essenciais e, notadamente, as de interesse público.

Reconheçamos nossos profissionais de saúde, que mesmo exauridos permanecem comprometidos com a população e com o SUS. Ouçamos aqueles que nos transmitem informações seguras, individuais e coletivas.

Permanecemos em luto pelas vítimas da Covid-19 e na luta por mais investimentos na ciência, na educação e por vacina para todos. O momento é de cautela e de respeito à vida. Tenhamos compromisso público com a sociedade e com a consciência coletiva.

Lembrem sempre que cuidar de si é cuidar dos demais.

Ricardo Silva Cardoso
Reitor


Capes CNPQ Imagem Rede Unirio