código do Google analytics Livro organizado por professor do CCET é um dos ganhadores do Prêmio Jabuti 2012 — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Livro organizado por professor do CCET é um dos ganhadores do Prêmio Jabuti 2012

por comunicacao — publicado 22/10/2012 23h00, última modificação 14/07/2015 09h40

O livro “Sistemas Colaborativos”, organizado pelo professor Mariano Pimentel, do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da UNIRIO, e pelo professor Hugo Fuks, da PUC-Rio, foi um dos ganhadores do Prêmio Jabuti 2012, alcançando o 3º lugar na categoria Tecnologia e Informática. A obra, publicada pela Editora Elsevier, reúne artigos que discutem os sistemas e as técnicas para apoiar a colaboração entre as pessoas, lançando um olhar para alguns aspectos humanos e culturais sobre a tecnologia.

Concebido para ser o livro-texto da disciplina homônima dos cursos de computação no Brasil, o livro tem a chancela da Sociedade Brasileira de Computação. Seu conteúdo foi produzido por 49 pesquisadores de diferentes instituições do país, dos quais cinco atuam no Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UNIRIO: o organizador da publicação, Mariano Pimentel, e as professoras Claudia Cappelli, Flávia Santoro, Kate Revoredo e Renata Araujo. Também colaboraram nos artigos três ex-alunos do PPGI, Priscila Engiel, Bruna Dirr e Rafael Tavares, e uma pesquisadora do núcleo NP2TEC da UNIRIO, Hadeliane Iendrike.

Segundo o professor Mariano Pimentel, não é mais suficiente para o estudante de computação conhecer apenas bits e bytes ou saber engenhar um software; é preciso entender também de gente. “Os atuais sistemas estão sendo projetados para esse ser humano que trabalha em grupo em nossa sociedade conectada. Com a popularização da colaboração pela web, que passou a ser denominada web social, cresceu a importância de estudos sobre os sistemas colaborativos”, explica. São exemplos desse tipo de sistema as redes sociais, os editores cooperativos e os ambientes de aprendizagem colaborativa, entre outros.

Sobre o Prêmio

Criado em 1958, o Prêmio Jabuti é considerado como o mais tradicional e importante da literatura brasileira. A láurea reconhece anualmente os três melhores livros publicados em diferentes categorias – em 2012, foram contempladas 29 modalidades. A categoria “Tecnologia e Informática” reconhece ensaios, textos profissionais, acadêmicos ou científicos que fundamentem ou descrevam conceitos a respeito dos temas de que tratam, incluindo obras de divulgação.

registrado em: CCET, PPGI