código do Google analytics Lançada a Política de Preservação para Documentos Arquivísticos Digitais da UNIRIO — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Lançada a Política de Preservação para Documentos Arquivísticos Digitais da UNIRIO

por Comunicação publicado 30/08/2022 12h34, última modificação 30/08/2022 12h35
Iniciativa contempla os documentos produzidos e mantidos na Universidade em ambiente digital

O Arquivo Central divulgou a Política de Preservação para Documentos Arquivísticos Digitais para a UNIRIO. Trata-se de um instrumento institucional que estabelece a perspectiva sobre a preservação digital dos documentos arquivísticos, considerando os princípios gerais, as instruções e as responsabilidades, que irão orientar a elaboração de programas, projetos, planos e procedimentos futuros, com vistas à preservação e ao acesso a documentos arquivísticos digitais autênticos.

A Política foi elaborada pela equipe do Arquivo Central, com o objetivo de subsidiar a Universidade nas questões relacionadas à preservação e ao acesso a documentos arquivísticos digitais, e contempla os documentos produzidos e mantidos na UNIRIO.

"Destaca-se que a aplicação dessa política alcança todos os documentos arquivísticos digitais que precisam ser mantidos em médio e longo prazo, em ambiente digital, com vistas ao acesso. Tanto os produzidos como os recebidos pela Instituição. Para isso, um planejamento - por meio de planos, programas, projetos e diretrizes - será desenvolvido com a intenção de abranger toda essa documentação arquivística", ressalta um trecho do documento.

São definidas na Política as responsabilidades do Arquivo Central, da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) e das unidades organizacionais produtoras de documentos, bem como os princípios e estratégias de preservação digital.

O documento pode ser acessado na página de publicações técnicas do Arquivo Central.