código do Google analytics Laboratórios da UNIRIO capacitam profissionais da saúde em ambiente de simulação de Covid-19 — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Laboratórios da UNIRIO capacitam profissionais da saúde em ambiente de simulação de Covid-19

por daniela.oliveira — publicado 02/07/2020 14h32, última modificação 02/07/2020 14h41
Projeto já qualificou mais de 100 profissionais do HUGG, da rede pública estadual e municipal do Rio de Janeiro e do município de Petrópolis

Com mais de 1,4 milhão de casos de Covid-19 confirmados no Brasil, chama a atenção o percentual de profissionais de saúde que precisam se afastar de suas atividades laborais para o tratamento da doença ou para cumprir quarentena. A urgência na recomposição das equipes, aliada à carência de pessoal qualificado e com experiência, resulta na atuação de profissionais sem o perfil que se espera para atuar na alta complexidade que envolve parte dos quadros de Covid-19.

Com o objetivo de capacitar profissionais de saúde para o enfrentamento do novo coronavírus, o Laboratório de Avaliação Econômica e de Tecnologia em Saúde (Laets) e o Laboratório de Avaliação de Usabilidade e Fator Humano, da UNIRIO, desenvolveram o projeto “Capacitar para Cuidar – qualificação dos fatores humanos para melhoria da usabilidade e gerenciamento das tecnologias em saúde no enfrentamento de Covid-19 em Unidades Cuidados Intensivos no HUGG”. A iniciativa visa minimizar os riscos relacionados ao uso de tecnologias na atenção à saúde e na realização de procedimentos técnicos invasivos, realizados principalmente por médicos e profissionais de enfermagem.

O projeto inclui a realização de curso teórico-prático, em ambiente de simulação de alta fidelidade, sobre o paciente com Covid-19 em UTI e sobre as tecnologias de monitorização, seguimento e suporte avançado de vida ao paciente com Síndrome Respiratória Aguda Grave. A proposta contempla ainda treinamentos, cursos de curta duração e palestras, voltadas para profissionais de saúde que atuam em unidades de cuidados intensivos e de alta complexidade.

Iniciado em 26 de maio, a iniciativa já capacitou 121 profissionais de enfermagem, cerca de 70 só do Hospital Universitário Gaffreé e Guinle (HUGG).

Solicitações externas

Inicialmente, as ações estavam voltadas apenas para as necessidades do HUGG. Porém, após a divulgação em redes sociais de imagens e vídeos das atividades desenvolvidas com o primeiro grupo de profissionais do hospital, o coordenador do projeto, Roberto Carlos Lyra da Silva, passou a receber solicitações de outros hospitais com as mesmas dificuldades, para participação no projeto.

Já foram capacitados profissionais de enfermagem recém-contratados para o enfrentamento da pandemia, em hospitais da redes públicas estadual e municipal do Rio de Janeiro, além de profissionais da rede de saúde do município de Petrópolis (RJ).

A agenda para o mês de julho já está cheia, com atividades que deverão receber mais 62 profissionais, de diferentes instituições. As atividades acontecem em três ou quatro vezes na semana, com grupos de 6 a 8 profissionais que se revezam dentro do laboratório, na Urca, para simulação de situações do cotidiano do atendimento ao paciente com Covid-19 em UTI.

De acordo com Roberto Carlos Lyra, existe demanda por parte de outras categorias profissionais que também querem participar das atividades do projeto. Mas, diante da alta demanda e da necessidade de manutenção das devidas cautelas para a minimização dos riscos de contágio, por enquanto, a preferência é por capacitação das equipes de enfermagem, explica o docente.

Sobre o projeto

O projeto de extensão “Capacitar para Cuidar – qualificação dos fatores humanos para melhoria da usabilidade e gerenciamento das tecnologias em saúde no enfrentamento de Covid-19 em Unidades Cuidados Intensivos no HUGG” é uma iniciativa do Laboratório de Avaliação Econômica e de Tecnologia em Saúde (Laets) e do Laboratório de Avaliação de Usabilidade e Fator Humano. Articula-se com a pesquisa institucional de Avaliação de Tecnologias em Saúde no Contexto do SUS e com as disciplinas do curso de graduação em Enfermagem, do Mestrado Acadêmico e Profissional e Doutorado em Enfermagem e Biociências, com a Divisão de Enfermagem, Chefia das Unidades de Terapia Intensiva e a Educação Permanente do HUGG, e com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UNIRIO.

Além de buscar minimizar os riscos relacionados ao uso de tecnologias na atenção à saúde e na realização de procedimentos técnicos invasivos, o projeto pretende fomentar entre os profissionais de saúde, a cultura de segurança, na utilização de das tecnologias em saúde; instrumentalizar o profissional de saúde com as ferramentas necessárias para a melhor a gestão e a usabilidade dos recursos técnicos e tecnológicos de monitorização e vigilância do paciente crítico em unidades de cuidados intensivos; e capacitar a equipe de saúde para o enfrentamento da Covid-19 na alta complexidade.

A iniciativa conta com apoio da direção da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto e da Administração Superior da Universidade. Para os profissionais do HUGG, o transporte é garantido pelo ônibus da UNIRIO, que faz o translado dos profissionais do HUGG para a Escola de Enfermagem, na Urca, e, ao final da tarde, de volta para o HUGG.

Além do coordenador Roberto Carlos Lyra da Silva, participam das atividades de simulação as professoras Gisella de Carvalho Queluci e Hellen Roehrs.

capacitação profissionais de saúde