código do Google analytics Laboratório de Neurociências Translacional participa de pesquisa com biomarcadores para investigar Covid-19 — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Laboratório de Neurociências Translacional participa de pesquisa com biomarcadores para investigar Covid-19

Laboratório de Neurociências Translacional participa de pesquisa com biomarcadores para investigar Covid-19

por Comunicação publicado 15/05/2020 15h45, última modificação 17/05/2020 12h06
Projeto está registrado em plataforma internacional, que disponibiliza os dados para acesso aberto

Investigar os quadros de Covid-19 com evolução grave e a resposta terapêutica dos pacientes é o objetivo do projeto de biomarcadores do qual o Laboratório de Neurociências Translacional da UNRIO faz parte. Intitulado Biomarcadores e mecanismos patogênicos em pacientes infectados por Covid-19: correlação dos fenótipos clínicos, imunológicos e genéticos com a heterogeneidade dos desfechos, o projeto está registrado na plataforma internacional Covid-19 Host Genetics Initiative, que disponibiliza os dados para acesso aberto.

Segundo a coordenadora do laboratório, professora Soniza Alves-Leon, as manifestações de diferentes órgãos e sistemas funcionais nos pacientes incluídos no estudo serão monitoradas por equipe multidisciplinar. “Buscaremos biomarcadores genéticos e imunológicos por meio de um painel de microRNAs, citocinas e de polimorfismo de nucleotídeo únicos (SNPs) relacionados com as principais vias ativadas durante a resposta inflamatória da Covid-19, com mecanismos de invasão e resistência viral no hospedeiro e variantes que podem modificar a resposta às drogas”, revela.

Essa busca de biomarcadores associados ao acompanhamento longitudinal das manifestações clínicas e dos diferentes desfechos, o trabalho deve fornecer dados que irão auxiliar os pesquisadores na compreensão dos quadros com evolução grave e da resposta terapêutica. “Será importante correlacionar o espectro das manifestações clínicas com biomarcadores inflamatórios/imunológicos e de susceptibilidade genética do hospedeiro em vias relacionadas com a resposta imune, mecanismos de invasão e resistência viral, carga viral resposta terapêutica”, salienta a professora.

registrado em: Coronavírus

e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio