código do Google analytics Jornada de Pós-Graduação da UNIRIO teve palestra sobre o trabalho na Era da Informação — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Jornada de Pós-Graduação da UNIRIO teve palestra sobre o trabalho na Era da Informação

Jornada de Pós-Graduação da UNIRIO teve palestra sobre o trabalho na Era da Informação

por comunicacao — publicado 01/11/2019 19h35, última modificação 04/11/2019 14h23
Evento fez parte da Semana de Integração Acadêmica 2019

O professor Antonio Rodrigues de Andrade, do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar, ministrou uma palestra na último dia 24 com o tema Tendências e oportunidades para profissionais de saúde na Era da Informação. O evento, que aconteceu na sala 402 da Escola de Enfermagem, foi parte da quinta edição da Jornada de Pós-Graduação e reuniu um público formado por alunos e egressos dos cursos de pós-graduação da UNIRIO.

Andrade iniciou sua palestra recapitulando o que foi o processo de industrialização do mundo. Posteriormente, abordou especificamente o caso do Brasil, expondo as etapas do desenvolvimento industrial brasileiro e as restrições estruturais do país devido aos baixos níveis de escolaridade, à falta de qualificação da mão de obra e às limitações do sistema de inovação e desenvolvimento tecnológico.

O professor apresentou estudos que mostram que, nos próximos anos, até 60% dos empregos existentes poderão ser extintos devido ao processo de automatização, criando assim um novo desafio para as sociedades. O mercado de trabalho deverá ser dominado pelo machine learning e o profissional precisará ser cada vez mais empreendedor para se destacar neste cenário.

A Jornada de Pós-Graduação foi desenvolvida dentro da Semana de Integração Acadêmica da UNIRIO e, além da palestra, contou com apresentação de pôsteres de estudantes de pós-graduação. O evento possibilitou o intercâmbio da produção entres estudantes de graduação e pós-graduação, criando uma aproximação de conhecimentos nas diversas áreas, especialidades, linhas de pesquisas e níveis de formação. 

JPG
Palestra durante a Jornada de Pós-Graduação da UNIRIO (Foto: Comso)

JPG2
Palestra durante a Jornada de Pós-Graduação (Foto: Comso)

e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio