Você está aqui: Página Inicial

Bem-vindo à Jornada de Iniciação Científica

23 a 27 de outubro de 2017

 

A Jornada de Iniciação Científica (JIC) constitui fórum privilegiado para discussão de questões relativas à pesquisa da UNIRIO, além do intercâmbio entre pesquisadores nacionais e internacionais, professores e alunos de graduação e de pós-graduação. O evento é realizado anualmente e mobiliza cerca de 1.000 participantes.

Seu objetivo principal é promover maior integração científica de professores, pesquisadores e estudantes de graduação – bolsitas de iniciação científica UNIRIO, FAPERJ e CNPq – , contribuindo para a divulgação e a discussão de pesquisas, inovações e produções em todos os centros de ensino da UNIRIO.

Durante a JIC, os alunos bolsistas de Iniciação Científica apresentam seus relatórios parciais e finais, discutem seus achados científicas e são avaliados por pesquisadores da UNIRIO e de externos, representantes do CNPq. Serão apresentados cerca de 392 trabalhos, analisados previamente por um comitê científico formado por professores da UNIRIO.  A coordenação do evento prevê, além das apresentações orais e de pôsteres, a realização de Conferências, Debates, e Conferências-Flash durante os quatro dias da Jornada.

Através de eventos dessa natureza, vê-se, na Universidade, o crescimento do interesse pela pesquisa e pós-graduação, não só pela comunidade acadêmica e não-acadêmica, especialmente entre os alunos de graduação, mas também pelas agências de fomento, que ampliaram, ao longo dos anos, o número de bolsas de iniciação científica, de mestrado e doutorado concedidas à UNIRIO, através de seus projetos de pesquisa.