código do Google analytics IVL promove encontro com compositor Gabriel Prokofiev e saxofonista Joan-Martí Frasquier — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / IVL promove encontro com compositor Gabriel Prokofiev e saxofonista Joan-Martí Frasquier

por comunicacao — publicado 13/01/2015 13h06, última modificação 13/01/2015 13h06
Atividade acontece nesta sexta-feira na Sala Villa-Lobos, na Urca

O Instituto Villa-Lobos (IVL) promove nesta sexta-feira, dia 16 de janeiro, um encontro com dois expoentes da música contemporânea: o compositor inglês Gabriel Prokofiev e o saxofonista espanhol Joan-Martí Frasquier. Os convidados abordarão questões referentes às novas direções na música clássica.

Entre os temas que serão discutidos no encontro estão o uso de novos instrumentos e técnicas (como concertos para turntables e para bass drum); a relação entre músico, compositor e plateia; influências da cultura contemporânea; tradições e elementos contemporâneos; tradições clássicas; a arte da remixagem; e produção musical.

Com experiência na área clássica e popular, Gabriel Prokofiev é formado em música eletroacústica nas universidades de York e de Birmingham (Reino Unido). Tem composições para a Sinfônica de Princeton, para a Filarmônica de São Petersburgo e para o Ballet de Lucerna, entre outros. É criador e administrador do Selo Nonclassical.

Já o espanhol Joan-Martí Frasquier é membro da Associação Bar&Co, voltada para o desenvolvimento e difusão do saxofone barítono no âmbito da música clássica contemporânea. Tem participações em diversos festivais pelo mundo, e é ganhador de prêmios de música.

O encontro acontecerá a partir das 14h30, na Sala Villa-Lobos (Av. Pasteur, 436, Urca). Interessados em participar devem fazer a inscrição com o professor Claudio Dauelsberg (IVL), pelo e-mail c.dauelsberg@gmail.com, informando nome completo, e-mail e instituição. A atividade é aberta para o público ouvinte.