código do Google analytics IVL oferece bolsas para projeto de mapeamento musical na Baixada Fluminense — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / IVL oferece bolsas para projeto de mapeamento musical na Baixada Fluminense

IVL oferece bolsas para projeto de mapeamento musical na Baixada Fluminense

por comunicacao — publicado 28/04/2015 12h30, última modificação 29/04/2015 11h37
Atividades incluem encontro semanal com músico ou produtor atuante na região, com programação de debates, exibição de vídeos e apresentações musicais

O projeto interdisciplinar Mapeamento Musical da Baixada Fluminense, coordenado pelo professor do Instituto Villa-Lobos (IVL) Alvaro Neder, disponibilizou seis bolsas para alunos de cursos de graduação da UNIRIO. Não é necessário conhecimento formal, teórico ou prático, de música nem de etnomusicologia.

As atividades se inserem no âmbito do Programa de Extensão Universitária (ProExt) do Ministério da Educação. O bolsista deve ter interesse em estudar e buscar soluções para problemas relacionados à desigualdade social, e dispor de 20 horas semanais para se dedicar ao projeto.

Entre as atividades desenvolvidas, haverá semanalmente, em Nilópolis, encontro com um músico ou produtor atuante na região da Baixada Fluminense, com exibição de vídeos, debates e apresentações musicais. Também será realizada reunião semanal com os bolsistas, visando à discussão e avaliação dos resultados, incluindo produção textual.

Tarefas adicionais envolverão trabalho de campo com gravação adiovisual, transcrição de entrevistas, edição de vídeos e de páginas da internet. A pesquisa se desenvolverá dentro dos referenciais de etonomusicologia, utilizando o método etnográfico e a pesquisa-ação.

Desenvolvido desde 2011, a partir do grupo de pesquisa Diretório CNPq EscutaBaixada Etnomusicologia Crítica Contemporâneao, o projeto visa registrar, de maneira participativa, as manifestações musicais que ocorrem na Baixada Fluminense em suas relações com a realidade social local. A proposta é estimular a formação e a atuação crítica de produtores culturais, músicos, educadores, gestores e cidadãos em geral, além de valorizar e divulgar o patrimônio cultural da Baixada.

Interessados devem entrar em contato com o professor Alvaro Neder, pelo e-mail alvaro.neder@unirio.br

registrado em: IVL