código do Google analytics Instituições públicas de ensino e pesquisa apoiam ações para distanciamento social — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

ícone periódicosPortal de Periódicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / Instituições públicas de ensino e pesquisa apoiam ações para distanciamento social

por Comunicação publicado 19/03/2020 09h54, última modificação 19/03/2020 18h43
UNIRIO e outras 10 instituições divulgaram carta de apoio às políticas públicas voltadas a restringir a circulação de pessoas durante a pandemia de coronavírus

Dirigentes de onze instituições públicas de ensino superior e de pesquisa do Rio de Janeiro, entre elas a UNIRIO, firmaram uma carta de endosso às políticas públicas adotadas para manter o distanciamento social durante a pandemia de coronavírus.

“O distanciamento social é a principal medida para achatar a curva de propagação, pois reduz drasticamente o contato físico. Para isso, deve-se evitar ao máximo sair de casa e participar de eventos públicos”, reforça o documento.

Na carta, as instituições reconhecem o efeito econômico negativo, mas alertam que, para proteger a vida e a saúde das pessoas, é necessário “suspender temporariamente ou diminuir a frequência das atividades de trabalho, ensino, lazer e entretenimento.”

As instituições informam que estão engajadas na produção de conhecimento básico e também oferecendo sua rede de hospitais universitários para auxiliar no atendimento de pacientes no Rio de Janeiro. “Estamos construindo meios para que os estudantes da área de Saúde das universidades, hospitais e institutos possam colaborar de maneira organizada e articulada com a Autoridade Sanitária do Estado do Rio de Janeiro.”

Além do reitor da UNIRIO, Ricardo Cardoso, assinam o documento os dirigentes da Uerj, Uenf, Uezo, IFRJ, IFF, Colégio Pedro II, UFRJ, UFF, UFRRJ e Fiocruz.

Confira a íntegra da carta.