código do Google analytics Instituições Federais de Ensino Superior do RJ divulgam nota sobre o Programa Future-se — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Instituições Federais de Ensino Superior do RJ divulgam nota sobre o Programa Future-se

por comunicacao — publicado 26/07/2019 20h20, última modificação 18/09/2019 16h23
Lançado na tarde desta sexta-feira (26), o documento é assinado pelo reitor da UNIRIO, Ricardo Cardoso, e outros seis dirigentes

As sete Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) do Rio de Janeiro divulgaram, na tarde desta sexta-feira, 26 de julho, uma nota conjunta sobre o Programa Future-se, lançado na semana passada pelo Ministério da Educação (MEC).

Leia a íntegra da nota.

O reitor da UNIRIO, Ricardo Cardoso, é um dos signatários, em conjunto com os dirigentes da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

No documento, as instituições criticam o método de elaboração da proposta, sem a participação dos dirigentes das Ifes; a falta de contorno das medidas a serem adotadas pelo Programa; e a ausência de definição de políticas educacionais, entre outros pontos. Os dirigentes reafirmam a "disposição de debater toda e qualquer proposta para a universidade brasileira".

Sobre o Future-se

O Programa Institutos e Universidades Empreendedoras e Inovadoras (Future-se) foi lançado pelo MEC com a finalidade de fortalecer a autonomia administrativa e financeira e a gestão das Ifes, por meio da parceria com organizações sociais e do fomento à captação de recursos próprios.

A proposta está aberta para consulta pública até o dia 15 de agosto, com acesso pelo seguinte link: https://isurvey.cgee.org.br/future-se/.

registrado em: Reitoria