código do Google analytics Inscrições para Seminário sobre panorama político da América Latina se encerram no próximo dia 31 — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Inscrições para Seminário sobre panorama político da América Latina se encerram no próximo dia 31

por comunicacao — publicado 25/07/2018 15h10, última modificação 27/07/2018 15h57
A atividade faz parte do Projeto de Extensão 'A Filosofia e o diálogo com os outros saberes', do Laboratório de Filosofia Política e Moral Gerardo Marotta

O Laboratório de Filosofia Política e Moral Gerardo Marotta da UNIRIO irá realizar durante o segundo semestre a terceira parte do Seminário de Estudos intitulado Da rebelião das elites na década de 1980 à agonia global da "nova" esquerda na década de 2010: esboços para uma filosofia política no século XXI. As inscrições ficam abertas apenas até o dia 31 de julho e podem ser feitas pelo e-mail: grassetbaptiste@hotmail.com. A coordenação será do professor Baptiste Grasset. Será emitido Certificado de participação para aqueles que atingirem a frequência mínima exigida de 75% da carga horária. A atividade faz parte do Projeto de Extensão A Filosofia e o diálogo com os outros saberes.

Durante o curso, serão feitas análises dos livros: O Capital, de Karl Marx; O Capital no Século XXI, de Thomas Piketty; Brasil e o Capital-Imperialismo e Reflexões Impertinentes, de Virgínia Fontes; Era do Capital Improdutivo, de Ladislau Dowbor; Elite do Atraso, de Jessé Souza; e O nosso inimigo: o Capital , de Jean-Claude Michéa. Por meio dessas leituras serão desenvolvidas reflexões sobre a história política do Brasil e de seus vizinhos durante as três últimas décadas.

A carga horária total do seminário será de 30 horas. As aulas serão ministradas às segundas-feiras, das 15h30 às 18h, de agosto a novembro, sempre na sala 211 do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH). Ao todo estão sendo ofertadas 40 vagas para alunos da UNIRIO ou pessoas interessadas de fora da comunidade acadêmica.

Folder do Seminário de Filosofia e Política