Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Em foco novembro

Você está aqui: Página Inicial / Inscrições para o Enem abrem nesta segunda-feira, 28/05

Inscrições para o Enem abrem nesta segunda-feira, 28/05

por Comunicacao UNIRIO publicado 25/06/2012 00h00, última modificação 17/07/2015 14h23

A partir das 10h do dia 28 de maio (segunda-feira), estarão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos deverão acessar o site www.mec.gov.br, no qual também poderão obter mais informações sobre o exame, que será realizado nos dias 3 e 4 de novembro. As inscrições encerram às 23h59 do dia 15 de junho, no horário de Brasília.

A taxa de inscrição custa R$ 35,00 e deve ser paga até o dia 20 de junho, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU) simples, gerada no ato de inscrição. Estão isentos da taxa alunos que estejam concluindo o ensino médio em 2012 em escolas públicas cadastradas no censo escolar da educação básica. Também estão isentos de pagamento aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica, como, por exemplo, membros de família de baixa renda. O pedido de isenção do pagamento da taxa deverá ser feito por meio do sistema de inscrição.

Em entrevista coletiva realizada na quinta-feira, dia 24, o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou que haverá mudanças nos critérios de correção da redação do Enem. Entre as alterações, a partir do Enem 2012, o texto produzido pelos candidatos será corrigido por dois corretores de forma independente e haverá cinco itens de objetividade sendo avaliados. Caso haja diferença maior que 20% na nota final entre esses dois corretores, a redação será lida por um terceiro corretor. Caso permaneça a discrepância, a redação passará por uma banca de três avaliadores, que darão então a nota final ao participante. Outra mudança será a adoção de cinco itens de competência nos quais os avaliadores vão se basear para definir a nota do candidato: domínio da língua portuguesa, compreensão do tema proposto, capacidade de selecionar e organizar ideias, demonstração de conhecimento sobre o tema e apresentação de solução para a proposta dissertativa.

Está prevista a elaboração de um guia que será enviado aos candidatos inscritos no Enem 2012, com explicações sobre as novas regras de correção da redação. “Esse manual, que estará disponível no portal do MEC, trará exemplos concretos, com textos, do que será cobrado em cada competência. E também trará exemplos de redação de excelência”, disse o ministro Aloizio Mercadante durante a entrevista. Também participaram da coletiva o Secretário Executivo do MEC, José Henrique Paim, e o Presidente do INEP, Luiz Cláudio Costa.

Acesse no link a seguir o edital do Enem 2012, publicado hoje no Diário Oficial da União.

www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=25/05/2012&jornal=3&pagina=67&totalArquivos=248

FONTE: Com informações do MEC - Assessoria de imprensa


Acesso a Informação Capes CNPQ