Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentificaçãoWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Banner

Agenda de Eventos Unirio

Informativo UNIRIO Em Foco - outubro

Você está aqui: Página Inicial / Inovação Social é tema de palestra do Programa de Pós-Graduação em Informática

Inovação Social é tema de palestra do Programa de Pós-Graduação em Informática

por Comunicacao UNIRIO publicado 07/11/2017 12h25, última modificação 13/11/2017 08h24

 A turma da disciplina Estudos Dirigidos à Inovação, do Programa de Pós-Graduação em Informática  (PPGI -UNIRIO), promoverá uma palestra sobre  os conceitos, possibilidades e resultados da Inovação Social, no dia 9 de novembro, no Auditório do PPGI.

A programação engloba uma apresentação da Coordenadoria de Inovação Tecnológica, Cultural e Social da UNIRIO , que será ministrada pela Coordenadora de Inovação Social da UNIRIO, Maria Simone Alencar, às 14h . Em seguida, ocorrerá a palestra sobre Indicadores de Inovação Social, com a doutoranda do PPGI, Luciana Chueri.

 Para participar, não é necessário fazer inscrição prévia.

O Auditório se localiza na Av. Pasteur, 458, Urca

Programação

.

 14h:   A Coordenadoria de Inovação Tecnológica, Cultural e Social da UNIRIO e a Rede LASIN. 

 Maria Simone Alencar: professora adjunta da UNIRIO, tem doutorado na área de Gestão e Inovação Tecnológica pela Escola de Química da UFRJ e mestrado em Ciência da Informação pela UFRJ/IBICT. Possui ainda mestrado em Engenharia Química pela USP e graduação em Engenharia Química pela UFRRJ. Tem experiência na área de informação científica e tecnológica atuando principalmente nos seguintes temas: bibliometria, prospecção tecnológica, análise de patentes e mineração de dados/textos. Atualmente é Coordenadora de Inovação Tecnológica, Cultural e Social na Diretoria de Inovação da UNIRIO. 

 14h30: Indicadores de Inovação Social (Social Innovation Index)

 Sobre: A inovação social tem se destacado por apresentar resultados mais eficazes que outros tipos de inovação no tratamento de problemas sociais complexos. Como resultado, a inovação social começou a ocupar lugar de destaque na agenda de políticas públicas em muitos países. Prova disto é a criação do Índice de Inovação Social (Social Innovation Index), que ilustra a importância deste tipo de inovação no cenário político-econômico mundial.  Mas que tipo de inovação é esta? Que índice é este? Este é o objetivo da  aula-discussão.

 Luciana Chueri: 

Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Informática  UNIRIO. Seus tópicos de pesquisa são: Inovação Social, Gestão de Conhecimento, Sistemas de Informação. Doutoranda do PPGI-UNIRIO e integrante do Grupo de Pesquisa e Inovação em Ciberdemocracia (CIBERDEM) da UNIRIO. Possui 27 anos de atuação em projetos nas áreas: Óleo & Gás, Telecomunicações, Informática e Seguros, com sólida experiência em gerenciamento de projetos de grande porte e Comunidades de Práticas. Autora do capítulo "Inovação Social" do livro Pesquisa e Inovação: Visões e interseções. Coordenadora e revisora do livro Metodologia de Gerenciamento de Projetos do Terceiro Setor. Mentora do 1º  Ciclo de Mentoria do projeto NICS/UNIRIO/LASIN (Nucleo de Inovação Cultural e Social, Latin American Social Innovation Network).


Acesso a Informação Capes CNPQ Imagem Rede Unirio