código do Google analytics Início da Semana de Enfermagem do HUGG é marcado por homenagem — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoria Comunicação Institucional

Central de Conteúdos

icone de uma filmadora com auto falanteAudiovisual

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoPublicações

ícone periódicosPortal de Periódicos

icone repositorio: ilustração de fundo azul com conteúdo textual na cor brancaRepositório Hórus

Você está aqui: Página Inicial / Início da Semana de Enfermagem do HUGG é marcado por homenagem

Início da Semana de Enfermagem do HUGG é marcado por homenagem

por comunicacao — publicado 22/05/2018 14h20, última modificação 24/05/2018 08h43
Tema do evento é 'Enfermagem no contexto global: trajetórias, memórias e perspectivas'

Sob a temática Além do tempo e do espaço - Enfermagem no contexto global: trajetórias, memórias e perspectivas,  teve início, nesta segunda-feira, dia 21, a Semana de Enfermagem do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG). Entre as autoridades que compuseram a Mesa de Abertura, estiveram presentes o vice-reitor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Ricardo Silva, o gerente de Atenção à Saúde, Sérgio Aquino, a chefe da Divisão de Enfermagem, Sandra Rocha, e a diretora da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (EEAP), Sônia Regina.

 A importância dos profissionais para o funcionamento de uma instituição de saúde foi ressaltada pelos componentes durante a cerimônia. “Se queremos compreender o que ocorre dentro de um hospital, é fundamental ouvirmos esses especialistas. Eles vivem o cotidiano da assistência, do ensino e da extensão que rondam nossa Universidade. Encontros como esse permitem mostrar a força que temos, além de nos possibilitar debater questões que envolvem nossas atuações e trocar experiências”, afirmou Sandra Rocha.

“A Escola de Enfermagem Alfredo Pinto é um dos orgulhos da UNIRIO, o que fica demonstrado através deste auditório lotado. Acredito que esses peritos são tão relevantes que necessitam mais de uma Semana para ficar provado o seu valor. O cuidado com os pacientes aliado ao conhecimento técnico são um diferencial no HUGG. Fico feliz de fazer parte desse momento tão importante”, declarou o vice-reitor. 

A solenidade foi aproveitada ainda para anunciar a chegada de novos profissionais da área. “Nosso trabalho, hoje, tem sido uma proposta de mudança de gestão. Estamos cumprindo por partes, principalmente através do aumento do faturamento. Os enfermeiros são fundamentais para atingirmos essa meta. Pensando nisso, no próximo mês, chamaremos mais de cem funcionários para este setor”, concluiu Sérgio Aquino. 

Cerimônia da Lâmpada

O evento contou ainda com a cerimônia da Passagem da Lâmpada, que consiste no acendimento de uma lâmpada a óleo e marca a abertura da Semana. É uma homenagem a Florence Nightingale, enfermeira pioneira no tratamento a feridos em campos de batalha que, durante a Guerra da Crimeia, percorria os dormitórios, com esse artefato, para ver os pacientes. Por isso ficou conhecida como “A Dama da Lâmpada”. A Semana de Enfermagem do HUGG vai até a próxima sexta, 25/05. A programação completa pode ser vista aqui.

(Felipe Monteiro, assessor de comunicação do HUGG)


e-mec - consulte aqui o cadastro da instituição nos sitemas emec Capes CNPQ marca rede unirio marca seiunirio