código do Google analytics Graduação — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Você está aqui: Página Inicial / Ingresso / Graduação

Graduação

por comunicacao — publicado 17/07/2013 16h55, última modificação 23/06/2016 15h57
Ingresso na graduação da UNIRIO

O ingresso nos cursos de graduação da UNIRIO é realizado por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). A cada ano a UNIRIO divulga o termo de adesão ao SiSU, com a oferta de vagas para cada curso, além do edital do processo seletivo discente, com as normas da seleção.

A classificação dos candidatos é feita com base na nota do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os cursos de Artes (Música e Teatro, com exceção de Teoria do Teatro) exigem a realização do Teste de Habilidade Específica (THE), que é utilizado como critério de seleção juntamente com o Enem.

Outras formas de ingresso nos cursos de graduação da UNIRIO são a transferência, para estudantes de outras instituições de ensino superior, e o reingresso, para portadores de diploma de curso de graduação emitido por qualquer instituição de ensino superior. Ambos são regulamentados pela Resolução UNIRIO nº 3.117, de 10 de junho de 2009. O processo seletivo para ambas as modalidades é regulado pelo edital de transferência e reingresso, divulgado anualmente pela UNIRIO.

Além disso, de acordo com a Resolução UNIRIO nº 3.211, de 29 de outubro de 2009, portadores de diploma de curso de graduação da UNIRIO podem solicitar revinculação com a Universidade, desde que haja vaga no curso desejado. Para realizar esta solicitação, é necessário que o egresso tenha sido diplomado pela UNIRIO há até quatro anos e apresente coeficiente geral de rendimento igual ou superior a cinco.

Mais informações sobre o ingresso na graduação estão disponíveis na página da Coordenadoria de Acompanhamento e Avaliação do Ensino de Graduação (Caeg).