Agenda de Eventos Unirio

Informativo UNIRIO Em Foco

Você está aqui: Página Inicial / Infâncias Tradicionais é tema do XVI Fórum FINAflor no dia 30 de setembro

Infâncias Tradicionais é tema do XVI Fórum FINAflor no dia 30 de setembro

por Comunicacao UNIRIO publicado 25/09/2017 08h55, última modificação 25/09/2017 10h41

No próximo sábado, 30 de setembro , acontece o 16º Fórum FINAflor , das 9h às 17h.

Com o tema Infâncias Tradicionais: luta e resistência, ontem e hoje, a programação inclui ações ao ar livre, mesa-redonda, oficinas e feira de trocas.

As atividades acontecerão no Auditório Paulo Freire, localizado na Av. Pasteur, 458, prédio do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH).

Como vivem os povos do campo e da  floresta, os ribeirinhos, os indígenas, os quilombolas, os ciganos, as comunidades dos terreiros? Como brincam e onde brincam, quais são seus valores e crenças? Como funcionam as suas escolas, que perspectivas epistemológicas e metodológicas orientam a educação de suas crianças e professoras? O que temos a aprender com esses povos, neste momento de ascensão de projetos neoliberais que veem a natureza como simples matéria-prima morta para a produção agroindustrial e assumem a escola como preparadora de mão de obra barata?

As crianças urbanas são herdeiras culturais das comunidades e povos que estão na base da formação social brasileira: povos que vivem em sintonia com os ciclos da natureza, em conexão com o território; e que trabalham, não em função do mercado, mas da reprodução de seu grupo e manutenção de suas crenças. É preciso conhecer suas filosofias de vida e defender o seus direitos, porque com eles aprenderemos a identificar e a rejeitar práticas educativas antropocêntricas, racionalistas e individualistas; e a realizar o que nos parece fundamental para o presente e o futuro da vida na Terra: religar seres humanos e natureza, dizer não ao consumismo e ao desperdício, redesenhar os caminhos de conhecer e aprender-ensinar a amizade, a solidariedade, a festa e a democracia.

Mais informações sobre o evento: ninaunirio@gmail.com ou    www.facebook.com/ninainfanciasnaturezaearte/.

O Auditório localiza-se na Avenida Pasteur, 458 – Urca.

Acesso a Informação Capes CNPQ Imagem Rede Unirio