Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentidadeWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Centrais de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoInformativo Em Foco

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Você está aqui: Página Inicial / Inaugurado no HUGG o Arquivo Nosológico

Inaugurado no HUGG o Arquivo Nosológico

por Comso publicado 22/11/2018 15h50, última modificação 22/11/2018 18h36

Foi inaugurado na manhã desta quinta-feira, 22 de novembro, o Arquivo Nosológico Professor Osmar Teixeira Costa, localizado no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG).

O prédio, de três andares, abriga o arquivo de prontuários do Hospital e parte do acervo permanente do Arquivo Central, além de espaços administrativos, sala de aula e o Laboratório de Conservação e Restauração.

O reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca lembrou que o Arquivo Nosológico foi planejado dentro do projeto Reuni [Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais], há quase uma década. “Este é um momento muito especial para nós. Apesar das intercorrências inerentes à construção de prédios públicos, estamos hoje entregando à sociedade um espaço que é fruto de um planejamento conjunto”, disse.

Ele evidenciou a atuação da ex-reitora Malvina Tuttman, das professoras Sonia Kaminitz e Anna Carla Mariz (ex-diretoras do Arquivo Central), do professor Flávio Leal (atual diretor do Arquivo Central) e da Coordenadoria de Engenharia, que contribuíram para o planejamento e a execução do projeto.

Jutuca ressaltou ainda que o Arquivo Nosológico homenageia o médico e professor emérito da UNIRIO Osmar Teixeira Costa, que foi reitor da Instituição entre 1988 e 1992.

Para Flávio Leal, diretor do Arquivo, a inauguração do prédio propicia a ampliação da capacidade técnica de documentação na UNIRIO. “É um ganho extraordinário termos espaços físicos e acomodações mais adequadas para nosso trabalho e para a pesquisa”, destacou. Ele ressaltou que a gestão de documentos na Universidade é uma referência, principalmente pela equipe do Arquivo, composta por profissionais altamente qualificados.

Estiveram também presentes à inauguração o vice-reitor, Ricardo Cardoso, e o superintendente do HUGG, Fernando Ferry, além de representantes da gestão, técnicos do Arquivo e do HUGG.

Dois momentos do descerramento da placa de inauguração e reunião da equipe do Arquivo com Luiz Pedro Jutuca, Ricardo Cardoso e Flávio Leal (Fotos: Comso)


 



Acesso a Informação Capes CNPQ Imagem Rede Unirio