código do Google analytics II Mostra do CCBS leva avaliação interdisciplinar de saúde ao HUGG — Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Portal do Governo Brasileiro

Webmail | Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale ConoscoOuvidoriaImprensa

Central de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoInformativo Em Foco

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Ícone de uma filmadora na cor branca com findo azulVídeos

Você está aqui: Página Inicial / II Mostra do CCBS leva avaliação interdisciplinar de saúde ao HUGG

II Mostra do CCBS leva avaliação interdisciplinar de saúde ao HUGG

por Comso publicado 25/09/2015 15h55, última modificação 01/10/2015 15h00

O Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG) foi palco da II Mostra do Centro de Ciências Biológicas e de Saúde (CCBS). O evento, realizado nesta sexta-feira, 25, no pátio externo do HUGG, contou com tendas montadas de forma interdisciplinar com atividades educativas, de promoção da saúde e prevenção de doenças e de conscientização do uso sustentável do meio ambiente.

O reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca abriu a Mostra esta manhã ao som da banda MM’s, formada por estudantes de Medicina. Jutuca falou da sua satisfação em presenciar a competência acadêmica de profissionais e alunos no atendimento à comunidade. “Um evento como este apresenta à sociedade o que a UNIRIO tem de melhor a oferecer à população, e ainda atrai estudantes do Ensino Médio para conhecer e futuramente ingressar na instituição”, afirmou.

Para o vice-reitor, Ricardo Cardoso, “a Mostra consolida a força do CCBS na atração do público externo, que pôde trocar informações e dialogar com a Universidade”. Já a decana do CCBS, Ana Maria Wandelli, reforçou o caráter multidisciplinar do evento, que integra todas as cinco unidades do Centro – Escola de Medicina e Cirurgia, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Escola de Nutrição, Instituto Biomédico e Instituto de Biociências. “Ficamos muito felizes de tornar possível a Mostra dentro de nossa casa e de abrir o portão da Universidade para a população”, ressaltou.

A pró-reitora de Extensão de Cultura, Cláudia Aiub, falou da dedicação de todos os envolvidos na organização ao “promover um atendimento com amor e competência, porque é assim que a gente trabalha”. Evelyn Orrico, pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, também enalteceu a iniciativa ao afirmar que é “fundamental que a UNIRIO esteja sempre aberta para a população e que esta possa se sentir sempre acolhida pela Universidade”.

Alcides Guarino, pró-reitor de Graduação, destacou que o “evento envolve grande parte dos docentes do Centro e mostra a sua produção acadêmica e cultural para a comunidade”. O diretor do HUGG, Fernando Ferry, se mostrou contente ao receber a população dentro do hospital e completou: “temos que repetir mais vezes”.

Atendimento à comunidade

As tendas montadas no pátio do HUGG ofereceram diversas atividades e ações de saúde, como verificação da pressão arterial, dosagem de glicose, avaliação da função respiratória, educação alimentar, jardim didático e evolutivo, entre outras. A costureira Clarice dos Santos adorou a iniciativa. “É uma maravilha poder avaliar minha glicose e conferir se está tudo certo comigo”, disse.

Na tenda de combate à hipertensão, crianças do Abrigo Teresa de Jesus assistiram a um vídeo educativo sobre hábitos saudáveis e participaram de atividades lúdicas. A professora Ana Maria Vasconcelos, que coordena dois projetos de combate à doença, falou da importância do trabalho com crianças, uma vez que “elas podem aprender desde cedo como combater à hipertensão e ainda levar o aprendizado para casa”. O estudante de Medicina Daldio Garcez, que faz parte do projeto, diz ser “gratificante ver crianças que não têm esse tipo de informação em seu cotidiano participando das atividades e sendo incentivadas a ter medidas alimentares saudáveis”. 

(Letícia Hermont/Comso)

Alunos do Abrigo Teresa de Jesus assistem a vídeo educativo sobre a hipertensão

registrado em: ,

Capes CNPQ Imagem Rede Unirio